quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Pessoas

Olá!
Como vim dizendo nos últimos meses, tive momentos de alegrias, tristezas, satisfações pessoais, decepções profundas, me senti protegido e desamparado, cercado de pessoas e solitário. Atualmente estou calmo, tomei algumas decisões, que pretendo colocar em prática tão logo seja possível.
Vou contar uma coisa pra vocês, todo fim de ano, eu abro meu guarda-roupa, retiro todas as roupas, todas sem exceção, e começo a separar, escolho as roupas que irei usar no ano seguinte, e todas as outras eu levo pra doação. Roupas velhas e inservíveis se tornam pano de chão, somente aquelas que possam ser vestidas e usadas vão pra doação.
Assim também procedo com minhas amizades, pode parecer estranho mas é verdade, não quero dizer que faço isso anualmente, não é isso, faço periodicamente, o tempo todo, todos os dias. Vocês podem perguntar "Mas qual é o critério que você utiliza?", "Você vê quem ainda é útil pra você e os mantém por perto e aqueles inservíveis você os descarta?".
Não na verdade, se fosse assim eu seria leviano, mesquinho mesmo. Eu nunca deixo de gostar de alguém, por mais que me prejudique, ou me faça de idiota, ou me engane, eu não deixo de gostar, mas me reservo o direito de não querer a companhia, simplesmente porque como diria o apóstolo Paulo "Quem ama não trai, não engana, não inveja". Então se alguma dessas coisas aconteceram é porque não houve uma relação de parceria, somente um dos lados era realmente amigo e normalmente sou eu. 
Eu perdoo mas não esqueço, porque eu acredito que se aconteceu a primeira vez a responsabilidade é da outra pessoa, mas se acontecer novamente a culpa é minha, isso mesmo responsabilidade e culpa, a pessoa se torna responsável por aquilo que faz e eu sou culpado por permitir acontecer novamente.
É muito interessante, e até doloroso, ver uma pessoa que você investiu tempo, ensinamentos, exemplos, se tornar exatamente o contrário de tudo o que você ensinou, simplesmente por causa da soberba, o desejo de se mostrar maior e melhor que os outros. Faz aliados, inventa mentiras, cria situações constrangedoras, humilha os humildes, causa o caos por onde passa, e tudo por causa do desejo de ser "chefe". 
Deixa atrás de si um rastro de intrigas e desavenças, lágrimas, humilhações, raivas, ódios, rancores, e finge não perceber. Se faz de vítima, conversa mansinho quando precisa de algo. Sempre que sai do ambiente há alguém que faz um comentário jocoso sobre ele, uma piada maledicente, e todos concordam e riem. E aí você percebe que como você só é tratado com respeito quando você é útil.
Quem nunca conheceu alguém assim? Conheci vários e em vários locais, durante toda a minha vida, e salvo engano o resultado final dessas atitudes equivocadas não deram bons resultados para aqueles que as provocaram. 
Eu, depois de tanto observar, tomei a seguinte decisão, me afasto por completo da pessoa, não desejo o seu mal, não guardo rancor, não torço por sua derrota ou sucesso, não faço nada, me aquieto, me silencio e vou cuidar da minha vida, e buscar sempre novas amizades, novas aventuras e continuar a minha caminhada. Faço igual às minhas roupas, abro o guarda-roupas, retiro todas as roupas, seleciono aquelas que ainda me alegram, que fazem me sentir bem, e as outra levo pra um abrigo, um albergue para que sejam úteis a outras pessoas, às vezes elas duram alguns meses mas muitas duram o tempo em que são vestidas, dependerá que as utilizar.
Um grande abraço
Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏) 
"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar. Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las. [...] Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais."


Há pessoas que querem ser bonitas
para chamar a atenção,
outras desejam a inteligência
para serem admiradas.

Mas há algumas
que procuram cultivar a Alma
e os Sentimentos.

Essas
alcançam a admiração de todos,
porque além de belas
e inteligentes
tornam-se realmente
PESSOAS
Autor Desconhecido

Autocontrole

Olá!
Como sempre digo continuo no meu aprendizado, o ser humano é uma caixa de surpresas, conheci há pouco tempo uma pessoa que personifica tudo o que eu abomino no comportamento humano, arrogante, pretensiosa, mal educada, que gosta de tirar vantagens de tudo e todos, chora, faz birra, grita, diz o que não convém, ou seja, aquele tipo de pessoa que nos tira do sério sem muito esforço.
Depois de 4 meses, ouvindo impropérios, absurdos, vendo caras fechadas, percebi que não houve qualquer alteração em relação a ela, quer dizer, continua mesma pessoa digna de pena.
Ao contrário, hoje percebi o quanto cresci, como me tornei mais tranquilo, descobri que meu auto controle é muito maior do que eu mesmo imaginava, me comparando há uns 10 ou 20 anos atrás, eu já teria colocado essa pessoa no lugar dela com tres ou quatro palavras, mas hoje, eu a ouvi pacientemente, vi suas atitudes desesperadas, sua conversa sem nexo, seus exemplos nada agradáveis, fui ofendido por ela, meu nome foi citado num sem números de comentários e impropérios , inclusive com meus chefes e outros amigos, que claro me defenderam. 
Toda vez que eu dizia "não quero mais atendê-la", algo acontecia e era eu que devia continuar o atendimento, sempre eu, era interessante, meu coração, na hora de ir, ficava apertado, mas quando eu chegava na residência dela, eu estava sereno, calmo, olhava para o céu, para as árvores ao redor e me acalmava. O interessante que sempre que eu chegava em sua casa haviam pessoas nas ruas que vinham sorrindo, me abraçavam, agradeciam, me convidavam pra depois tomar um café em suas casas, seus filhos me cumprimentavam e eu me sentia bem, recarregado, pronto para conversar com aquela pessoa tão mesquinha e teimosa.
Acredito que o segredo de superar meu próprio auto controle se deve aos seguintes fatores:
1. Sei exatamente quem eu sou (opiniões não me abalam)
2. Sei exatamente o que devo fazer (fazer o justo nem sempre é o certo, fazer o certo nem sempre é o justo, mas fazer o certo é sempre certo)
3. Tento ajudar todas as pessoas que chegam até a mim (ninguém pode sair pior do que chegou)
4. Faço tudo com o coração (mesmo que as pessoas num momento fiquem com raiva percebem que se neguei algo é porque não tinham direito, isso as torna gratas)
5. Busco ser humilde (o falcão inteligente oculta as garras, quanto mais carregada de grãos se curva a espiga de arroz)
6. Tenho sempre um sorriso no rosto (ninguém é culpado pelos meus problemas pessoais)
7. Não busco a fama e sim o sucesso
8. Mesmo quando digo não explico o motivo (até com meus filhos eu aplico isso "Porque não, não é resposta!")
9. Ouço pacientemente até o final (a ansiedade corta a comunicação entre os corações)
10. Não guardo mágoas nem rancores (reconheço que cada um é do jeito que e precisa ser respeitado por isso)
Então, partindo desses princípios eu só posso ter um sentimento em relação àquela pessoa tão amarga, "gratidão", pois através dela eu superei meus próprios limites, suportei o insuportável, e me sinto mais forte e preparado para o que me é reservado no futuro.
Um grande abraço.
Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)
"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar. Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las. [...] Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais."

Acredite nas pessoas... 
Naquelas que possuem algo mais... 
Aquelas que, às vezes, a gente confunde com anjos e outras divindades... 
Digo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes... 
Falo daquelas que te olham nos olhos quando precisam ser verdadeiras, tecendo elogios, que pedem desculpas com a simplicidade de uma criança...
Pessoas firmes... 
Verdadeiras, transparentes, amigas, ingênuas... 
Que com um sorriso, um beijos, um abraço, uma palavra de faz feliz... 
Aquelas que erram... Acertam... 
Não tem vergonha de dizer não sei... aquelas que sonham... 
Aquelas amigas... 
Aquelas que passam pela vida deixando sua marca, saudades, aquelas que fazem à diferença... Aquelas que vivem intensamente um grande amor... 
Autor Desconhecido

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Tolerar

Olá!
Continuo com meu aprendizado, sempre prestando atenção aos sinais, aprendi durante a minha caminhada que "Deus treina e disciplina àqueles que possuem grande missão" e que "Um dos maiores aprimoramentos que um ser humano pode passar é o de não se irritar".
Parece interessante, mas as coisas acontecem no meu dia a dia para que eu me irrite, pessoas que tenho consideração acabam por dizer ou fazer algo que me agredide, ou atendo pessoas que tentam me ludibriar, ou até mesmo pessoas que deveriam estar comigo apoiando um determinado trabalho mas não estão, pois estão muito preocupadas com os seus desejos pessoais.
Eu sempre procuro estar à disposição de todas as pessoas, tentando entender o que cada um necessita e busca, deixo de lado a minha vida pra ajudar, mas ao contrário é muito difícil, quase impossível, todos sempre estão preocupados com seus afazeres, seus problemas, seus medos, suas ansiedades, seus desejos, normalmente só me procuram quando precisam. Poucos, pouquíssimos me perguntam se estou bem, ou se preciso de alguma coisa. Sempre foi assim, desde que me conheço por gente, na escola, no trabalho, na infância, na adolescência, na juventude e agora na idade adulta.
Por diversas vezes pensei em desistir, largar tudo e todos, cuidar  de mim e dos meus interesses, ser egoísta, mas não consigo, é contrariar a minha natureza, minha maior qualidade é a minha maior fraqueza. Estou sempre à disposição de todos, mas caminho sozinho, acredito que Deus com sua sabedoria às vezes coloca alguém do meu lado pra eu não me sentir tão só, mas são raros esses momentos, na maioria das vezes só se aproximam de mim pra reclamar, pedir, chorar, transferir seus ódios, suas ansiedades, seus medos e eu estou sempre pronto pra ouvir, agir e ajudar.
É muito difícil alguém se aproximar pra me oferecer algo, na verdade isso só aconteceu uma vez, e eu fiquei encantado, me esforcei pra que esse cara fosse meu amigo.
Gostaria que vocês entendessem, não estou reclamando, as escolhas são minhas, essa é minha vida, sou feliz assim, me sinto muito feliz quando ouço o meu nome pois é nessa hora que percebo que sou útil. 
Seria muito bom me chamarem pra jogar conversa fora, tomar uma cerveja, apreciar a paisagem, sem horários, preocupações, assuntos de trabalho, reclamações, conspirações. Seria muito bom conversar banalidades, contar piadas, dançar, gargalhar até doer a barriga, mas infelizmente não é assim, e às vezes cansa. Mas sou feliz assim mesmo, essa falta que sinto não me torna um ser triste, rancoroso ou deprimido, pois aprendi transformar segundos em pequenas eternidades, então num momento pequeno, num olhar, num sorriso apenas, num bom dia, numa ligação despretensiosa, eu encontro motivos pra ser eternamente grato e feliz.
Um grande abraço.
Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)
"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar. Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las. [...] Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais."


A vida nos ensina preciosas lições, todos os dias.
Queremos compreender e ser compreendidos, mas isso nem sempre é tão fácil.
Muitas vezes, a pessoa de cuja compreensão você mais precisa é justamente a que menos te compreende. E você? Compreende os outros?
Compreender as pessoas e suas dificuldades é fundamental para construirmos melhores relacionamentos.
Tolerar não significa aceitar passivamente tudo. Significa respeitar as diferenças, colocando nosso ponto de vista com humildade e serenidade.
A tolerância é o exercício do amor, da humildade, da paciência, da compreensão. É o caminho suave que permite conviver entre as diferenças. A tolerância aproxima as pessoas.
Exerça a tolerância, afinal, somos todos aprendizes na escola da vida.

Página Oficial: Carlos Hilsdorf

terça-feira, 25 de novembro de 2014

O dia de amanhã

Olá!
Nós nunca saberemos se no dia de amanhã vamos ter que viver com o que temos, com mais ou com menos, mas se aprendermos a viver com o que é essencial, viveremos sempre bem.
Quem sabe viver com pouco, sempre saberá viver em quaisquer situações, mas aqueles que só sabem viver com muito, nas mínimas provações e ausências irão sofrer e se desesperar. Esses últimos se confundem com seus excessos, e na falta deles, não se reconhecem.
Abandone o que não faz sentido, não faz diferença, não faz falta e não faz bem. Mantenha somente o necessário, o que agrega!
Todo excesso é energia acumulada em local inapropriado, estagnando o fluxo da vida. Excesso de excessos corresponde à falta de si mesmo. E se o que te falta é você, nada poderá preencher esse vazio...

Página Oficial: Carlos Hilsdorf

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão Titus, o som do coração Tem momentos em que a gente para. Ou porque a vida manda parar, ou po...