Olá!
faz um bom tempo que não escrevo aqui, mas hoje resolvi postar um texto que foi o tema de um fórum de discussão na faculdade UNICESUMAR "http://www.cesumar.br/". Realmente acredito que o tema seja pertinente ao nosso dia a dia, haja vista que, como dizia o Velho Guerreiro, "QUEM NÃO SE COMUNICA SE ESTRUMBICA!
Espero que gostem do texto e possam tirar grande proveito dele.
Um grande abraço.
Titus●•ツ
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi
triunfar. Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
[...] Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o
caminho dos demais."
A importância da comunicação nas empresas
O
ato ou efeito de comunicar-se, apesar de elementar, continua sendo um
dos principais causadores de problemas nas empresas. Quando falamos em
relacionamentos pessoais, as coisas são um pouco mais simples e
perdoáveis, mas no ambiente profissional uma falha de comunicação pode
por um projeto inteiro, ou mesmo muito dinheiro, a perder.
Aliás,
mais do que nunca, quando se fala em desenvolvimento profissional, a
boa comunicação está entre os principais ingredientes para uma carreira
próspera. Para conduzir bem uma reunião, repassar um projeto, negociar,
conversar, debater, dar ideias e feedbacks é essencial expressar-se bem.
Não é mais como antigamente, quando se achava que apenas políticos,
jornalistas e advogados precisavam expressar suas ideias de forma clara e
compreensível aos demais. Mesmo vivendo em uma época em que a
tecnologia se faz presente no nosso cotidiano e pode nos auxiliar nestas
comunicações (inclusive gramaticalmente), as pessoas continuam
cometendo erros e falhas grosseiras – e isso é o que me espanta.
Já
vi empresas, em inúmeros processos seletivos, reprovarem candidatos
considerados ótimos pelo mercado por estes simplesmente falarem ou
escreverem algo errado. Não me refiro somente à ortografia e gramática,
mas sim à estruturação de ideias – que em muitas vezes é confusa e
ambígua. Nesses casos, essa carência pode, inclusive, ser confundida com
incompetência ou falta de potencial. Isso acontece, pois, querendo ou
não, a aparência, o comportamento e o que cada um comunica (verbalmente
ou não) compõem o cartão de visitas de cada um. Isto está relacionado à
credibilidade do profissional. Uma questão de marketing pessoal, como já
expliquei em outro artigo.
Além
dessas questões individuais, existe ainda o problema de ruídos de
comunicação – o famoso telefone sem fio. E a facilidade com que isso
pode acontecer é tremenda. Pode ser uma ata de reunião mal feita,
informações dadas às pressas, instruções mal explicadas, frases ambíguas
em contratos e por aí vai. Um exemplo clássico, principalmente na
prestação de serviços, é quando após a reunião com o cliente, o
profissional responsável pelo atendimento repassa as necessidades à
equipe que irá executar. Se a necessidade não é bem explicada,
delimitada e compreendida por todos, o resultado pode não ser eficiente e
estará suscetível a falhas durante a sua execução, com chances de
comprometer fatalmente o resultado final e o relacionamento com o
cliente.
Por
isso, a comunicação vem atrelada a outro aspecto importante: a
paciência. Sábia a pessoa que disse que “a pressa é inimiga da
perfeição”. Clichê? Sim, e também corretíssimo. Nem sempre dispomos do
tempo que desejamos para nossas reuniões, mas é essencial nos
planejarmos e termos mais cautela ao lidarmos com projetos importantes.
Por isso, ter agendas de anotações, atas e pautas é importante. Quando
isso não é possível, um simples “pode me explicar agora o que eu pedi
para você fazer?” irá confirmar se a mensagem foi compreendida
completamente pelo interlocutor.
Esta transmissão das mensagens deve ser feita com muito cuidado, e é fácil entender o motivo. Um
comando (aparentemente) simples, mas mal interpretado pode se tornar
motivo de uma dor de cabeça bem mais complicada mais tarde. Basta
imaginarmos um diretor prolixo, redundante, impreciso. Uma informação
mal dada pode ser interpretada de inúmeras maneiras pelos demais abaixo
dele, e assim sucessivamente. Isso gera um efeito cascata que a
informação, quando chega aos níveis operacionais, pode estar totalmente
desfigurada.
É
por isso que uma das competências comportamentais mais exigidas
atualmente em gestores é a capacidade de relacionar-se e comunicar-se de
maneira eficiente com os mais diferentes tipos de pessoas. Isso envolve
a habilidade de discursar e explicar, literalmente. Afinal, o gestor é
responsável por delegar tarefas, dar feedbacks, apresentar estratégias e
metas. Isso significa ser assertivo, objetivo em alguns momentos,
delicado em outros e ter a percepção individual dos membros da equipe.
Porém,
a forma de comunicar-se com cada indivíduo não tem como ser
padronizada. Há profissionais objetivos, que gostam de explicações
curtas e claras. Outros são mais detalhistas, preferem entender a fundo o
que está sendo falado para então iniciar suas atividades. Há ainda os
dispersos, que perdem a atenção com facilidade e é preciso transmitir a
mensagem mais de uma vez se for necessário.
Essa
capacidade de comunicar-se com eficácia com os mais diversos tipos de
pessoas é uma característica rara. Porém, não é um dom. Trabalhar a
oratória, a paciência e criar pautas/roteiros antes de comunicar algo
importante são os primeiros passos para qualquer profissional tornar-se
uma pessoa com excelente habilidade de comunicação.