sexta-feira, 1 de junho de 2012

ZTD: um jeito Zen (e minimalista) de buscar a produtividade pessoal

Um abraço a todos.
Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)
We can do anything! We can be anyone!
Just close your eyes and try to see.If you believe


 
 

Enviado para você por Titus através do Google Reader:

 
 

via Efetividade.net de augusto em 03/11/11

ZTD é um método de produtividade pessoal baseado no GTD, mas que oferece uma alternativa de execução mais simples.

Ele dá atenção às mesmas mudanças de hábitos básicas que são essenciais ao sucesso no GTD, mas busca uma forma mais prática de operá-los, com foco na execução, na simplificação, e em minimizar a estrutura necessária.

Em outras palavras, é um enfoque de produtividade que busca um ponto de equilíbrio favorável entre a complexidade do método (e de suas ferramentas) e o objetivo alcançado.

Contrastando com o GTD

O método de produtividade pessoal que eu comento com mais frequência aqui no Efetividade é o GTD (Getting Things Done), porque é o que eu reconheço como resposta ao que o público me questiona: foco na eficiência, em cumprir todas as tarefas que surgem, em processos claramente definidos e estruturados, e com uma série de ferramentas interessantes que ajudam a atrair o interesse e manter a atenção durante as semanas em que a pessoa está incorporando o método à sua vida.

Eu já passei pelo GTD, continuo achando prático e bastante adequado, mas conforme os hábitos da produtividade pessoal vão se arraigando, acredito que o praticante tem oportunidade de escolher um caminho diferente: trocar a eficiência pela efetividade, deixar de lado a ideia de conseguir cumprir todas as tarefas que surgem e passar a pensar mais em prioridades e relevâncias.

Neste sentido, o método ZTD pode ser uma resposta superior. Só que, como tudo que envolve a iluminação do Zen, sua busca envolve trilhar um caminho, e não apenas conhecê-lo. Assim, passar pela prática do GTD para aperfeiçoar suas habilidades de organização pode ser um bom acesso à simplicidade do ZTD, para quando você estiver disposto a abrir mão da estrutura voltada ao planejamento e à manutenção de um sistema e de suas ferramentas, e se considerar pronto a manter a produtividade com o foco na tarefa em execução, no aqui e agora.

4 hábitos para o ZTD minimalista

O ZTD é definido na forma de 10 hábitos, mas seu autor propõe também uma forma minimalista de entendê-lo, baseada em ferramentas simples (um bloco, uma lista de pendências/tarefas, uma agenda de compromissos) e em apenas 4 hábitos, que veremos a seguir.
 

1. Capturar

Tenha sempre consigo uma caderneta (ou a ferramenta de anotações que lhe atender, mas sempre a mesma, e quanto mais simples, melhor) e anote livremente todas as tarefas, ideias, projetos e outras informações que lhe surgirem.

Assim como no GTD, o objetivo é ter um local confiável para consultar e acompanhar, e poder deixar a sua mente focalizada no presente, e não nas pendências.

Não gaste tempo encontrando o local certo para anotar: anote no próximo espaço livre da caderneta. Ao retornar à sua base, trate a caderneta como uma caixa de entrada qualquer: faça uma revisão e transfira as anotações para a sua lista de pendências, agenda de compromissos ou de contatos, conforme o caso.
 

2. Processar

Processar não é sinônimo de executar: é identificar o que precisa ser feito com cada item que chega, esvaziando as caixas de entrada a cada vez.

Tome decisões rapidamente sobre os itens nas suas caixas de entrada, não os deixe para depois. Deixar as coisas se acumularem é procrastinar decisões necessárias.

Processe suas caixas de entrada (e-mail, bandejas de documentos, correio de voz, SMS, bloco de anotações) ao menos uma vez por dia, e mais se necessário.

Ao processar, faça-o na ordem em que os itens estão (de cima para baixo), tomando uma decisão sobre cada item, como no GTD:

  • fazer imediatamente (se demorar menos de 2 minutos),
  • descartar,
  • delegar,
  • arquivar ou
  • inserir na sua lista de pendências ou agenda de compromissos.

 

3. Planejar

Defina as tarefas mais importantes para cada semana e dia.

A cada semana, com base em suas anotações, pendências e compromissos anotados, prepare a lista das Tarefas Mais Importantes (MITs – Most Important Tasks) que você deverá vencer, e a cada dia faça uma lista de 1 a 3 delas, e certifique-se de completá-las naquele dia.

Trate das Tarefas Mais Importantes no início do dia para tirá-las do caminho, e assim garanta que outras tarefas menos importantes que surgem não o impeçam de dedicar-se ao que foi escolhido para o dia.

Este será todo o seu planejamento: 3 tarefas mais importantes, e o conhecimento da lista de outras que estão pendentes. Você provavelmente não precisa mais do que isto em seu planejamento pessoal.
 

4. Executar (foco)

Este é um dos hábitos mais importantes, assim como em qualquer sistema de produtividade: é o ponto em que saímos do planejamento e vamos ao "fazejamento" – no caso do ZTD, tratando de uma tarefa de cada vez, e evitando as distrações.

Ao executar, selecione uma das suas pendências escolhidas para o dia (dando preferência às Tarefas Mais Importantes) e concentre-se nela, excluindo todo o restante. Tire da sua atenção o e-mail, comunicador instantâneo, redes sociais, outras coisas que estejam na sua mesa, etc.

Use um temporizador se desejar (usando a Técnica Pomodoro ou a da Galinha Temporal), ou simplesmente se concentre na tarefa por tanto tempo quanto possível.

Não se distraia. Se for interrompido, anote a solicitação ou a nova tarefa na sua caderneta (hábito 1) e prossiga na tarefa original. Não tente ser multitarefa.

O que ficou de fora

Para ser minimalista, esta implementação do ZTD naturalmente deixa de fora alguns hábitos que fazem parte do "ZTD integral". A prática do modelo resumido pode servir bem para conhecer o método, mas é provável que você logo deseje incorporar algum dos que faltaram – ou vários, ou todos ツ

São eles:

  • Manter um sistema de listas simples
  • Organizar tudo
  • Revisões semanais
  • Simplificar as tarefas e projetos
  • Definir rotinas pessoais
  • Encontrar sua paixão

Para saber mais sobre os 4 hábitos mencionados e os 6 que ficaram de fora desta implementação minimalista, nosso post anterior sobre o ZTD tem detalhes e o link para o livro que define o método, bem como para uma tradução para o português que pode ser lida gratuitamente.

Existe também uma versão em audiobook (em inglês) para você se tornar mais produtivo mesmo quando está preso no engarrafamento, fazendo exercício, limpando a casa ou em qualquer outra situação em que possa ouvir o livro ツ

E a sede oficial do ZTD na Internet é o blog Zen Habits, mantido por seu autor, Leo Babauta.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Relato da falecida ex-Paquita Patrícia do programa da XUXA!

Relato da falecida ex-Paquita Patrícia do programa da XUXA!

If you believe - Blue Saraceno

Hoje aconteceram tantas coisas para nos desencorajar, para tentar provar que não somos nada além de pessoas comuns, ordinárias. 

Na verdade não tem problema ser ordinário, pois isso nos faz diferentes, seguimos a ordem natural das coisas, não atropelamos nada, não prejudicamos ninguém, não nos fazemos parecer melhores que os outros. Então meus amigos, é só crer que nós podemos fazer qualquer coisa, podemos ser qualquer um, e sempre que outra pessoa tentar provar o contrário, devemos fechar os olhos, respirar, acreditar, sorrir e mentalmente dizer "Desculpe se minha existência te incomoda!" Pode ter certeza, além de funcionar muito bem, você se sentirá melhor. Hoje eu disse isso aos meus amigos, acreditem, nós podemos qualquer coisa, logo abaixo coloquei o vídeo da Música If you believe, de Blue Saraceno e ao lado a tradução, espero que gostem, essa música tornou-se um hino para o meu dia-a-dia e espero que para o seu também,

Um abraço!

Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)

We can do anything! We can be anyone!
Just close your eyes and try to see.If you believe

Se Você Acreditar

Você é forte o suficiente?
Podemos fazer o corte?
Podemos cruzar a linha de chegada?
Fazer no tempo?
Podemos passar a barra?
Podemos fazer a classe?
Podemos fazer isso por conta própria?
Fazer tudo sozinho?
Podemos retirá-lo?
Podemos salvar o dia?
Quando começamos a reconhecer
E começar a perceber.
Nós podemos fazer qualquer coisa!
Podemos ser qualquer um!
Basta fechar os olhos e tentar
Para ver.
Nós podemos fazer qualquer coisa!
Podemos ser qualquer um!
Basta fechar os olhos e tentar
Para ver.
Se você acreditar
Acreditar.
Nós podemos fazer qualquer coisa...
Podemos ser qualquer um...
Basta fechar os olhos e tentar
Para ver...
Nós podemos fazer qualquer coisa!
Podemos ser qualquer um!
Basta fechar os olhos e tentar
Para ver.
Nós podemos fazer qualquer coisa!
Podemos ser qualquer um!
Basta fechar os olhos e tentar
Para ver.
Se você acreditar
Acreditar
Se você acreditar

terça-feira, 29 de maio de 2012

O TROCO! Video comédia.

KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Muito bem bolado. 
A Vingança. 
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkk  
Nada contra quem trabalha com telemarketing, mas tem vezes que dá vontade de fazer isso, vocês não acham?

Dúvida do coração - Quem sou eu?


Olá!
Uma pergunta que sempre me fiz. As respostas, tão variadas, tão diferentes, e às vezes a mesma de sempre.
Sou criança, criatura, sou imagem e semelhança, sou a soma de um total incalculável de pessoas.
O Elo entre o passado e o futuro, sou o presente.
Umas vezes fraco, outras forte. Sempre curioso, alegre e sonhador,
Não consigo guardar mágoa nem rancores, não tenho tempo para ressentimentos.
Sou pai, sou filho, irmão, amigo, amante. Algumas vezes não sou nada disso, outras tudo ao mesmo tempo.
Sou um eterno aprendiz, e mesmo quando meus amigos acham que sei tudo, busco mostrar-lhes que nada sei, que aprendo todos os dias, com cada um.
Respeito o que cada pessoa sente e pensa, a verdade é uma só. E nada é o que parece ser dependendo do ponto de vista de cada um.
Quem me conhece sabe que tenho defeitos e qualidades, e me esforço continuamente para que as qualidades se sobressaiam, me observando sempre.
Agradeço a Deus pelas coisas boas que aconteceram comigo, pois isso adoça minhas lembranças.
Agradeço a Deus pelas coisas não tão boas que me aconteceram, pois isso forja meu caráter, fortalece meu espirito, minha alma, e me torna cada vez maior.
"Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter e o nosso caráter transforma o nosso destino”
Eu sou APARECIDO LUIS ARAUJO, um ser em eterna evolução.
Um abraço

Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)
"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros." Confúcio

Mais uma dos "The Piano Guys" eles se superaram.

Para o seu deleite!
Quando amamos o que fazemos tudo se torna mágico.
Um abraço.

Um aplicativo muito útil nos dias de hoje

Aplicativo Prey Project permite rastrear computadores ou celulares roubados/perdidos




O Prey Project é um aplicativo gratuito (que funciona tanto em Windows, Linux, Mac e Android) muito útil nos dias de hoje que possibilita o rastreamento de computadores ou celulares roubados/perdidos.

O programa pode ser baixado no site:

http://www.preyproject.com

Antes de começar o download da instalação, você deve selecionar o seu Sistema Operacional. Feito isso será requisitado que você crie um usuário que lhe dará acesso ao painel de monitoramente do aplicativo, que é acessado através do site do programa. Este seu usuário lhe permitirá ainda o uso e rastreiamento gratuito de até dois dispositivos adicionais (planos adicionais pagos no site do programa permitem o rastreamento de mais dispositivos adicionais, podendo rastrear até 500 dispositivos).

O Prey Project enviará a localização do seu dispositivo para o painel de monitoramento a cada 10 minutos (tempo este padrão que pode ser alterado no painel de monitoramento) após você ter dado o dispositivo como roubado ou perdido no site (feito facilmente através do painel de controle, mudando o status do dispositivo para "Missing"). Esta localização aparece no painel de monitoramente através de mapas do Google Maps.

O programa ainda faz o uso da câmera dos dispositivos para registrar o local aonde ele estiver sendo usado, possibilitando o registro da pessoa que estiver usando seu dispositivo indevidamente. Ele ainda registra um log com todos arquivos e configurações que forem alterados no dispositivo.

Atenção: Vale lembrar que este rastreamento só será possível se o dispostivo após ter sido roubado/perdido for conectado à Internet e o Prey Project ainda estiver instalado no mesmo.

Obs.: Ainda não há uma previsão de desenvolvimento de uma versão do Prey Project que funcione com iPhones/iPads.

Referências:

FAQ de uso do Prey Project

Autor: Sandro J. S. Souza

Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)
"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros." Confúcio

segunda-feira, 28 de maio de 2012

QUANDO A BOCA CALA...O CORPO GRITA...

Um amigo me enviou esse e-mail, achei tão interessante que resolvi postá-lo aqui Precisamos ser mais atentos .
Um abraço
Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)
"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros." Confúcio

Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.

A enfermidade é um conflito entre a personalidade e a alma.
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra.
O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver.
E as dores caladas? Como falam em nosso corpo?
A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção.
O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado , abundante combustível chamado Paciência.
Mas principalmente um maravilhoso Condutor chamado DEUS. 

 

 

 

 

 


Festa Junina - Receita de Quibebe - Prato Tradicional do Nordeste Brasileiro

Ingredientes:
1 abóbora cabotiá média (1 kg a 1,2 kg)
3 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho amassados
1 cebola bem picada
Água, se necessário
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
1 colher (café) de açúcar

Modo de preparo:
  1. Cozinhe a abóbora e reserve
  2. Refogue no óleo, o alho e a cebola
  3. Coloque a abóbora já cozida e refogue mais um pouco
  4. Se necessário, adicione um pouco de água
  5. Coloque a pimenta-do-reino, o sal e o açúcar
  6. Mexa com uma colher de pau até que fique com uma consistência bem cremosa

Sou pedra ou tecido? A escolha sou eu quem faço.

Imagem relacionada
Olá!

Às vezes as pessoa me perguntam porque uma pessoa se torna de difícil convivência e outra é tão afável, na verdade essa pergunta sempre surge quando alguém se sente perseguida por outra, quando se sente injustiçada ou até mesmo torturada por outra. É uma pergunta de difícil resposta, pois pra mim tudo depende do contexto, ou seja, aquela pessoa que para mim é algoz para outro é digna de louvores, acredito que isso ocorra por fatores que vão além do meio em que vivemos.
Existe um ditado que diz, “Aqui se faz aqui se paga!”, eu acredito nisso, mas aí vem a questão, e quando a pessoa perseguida ou se preferirem admoestada é pacífica, tranquila, honesta ou humilde, porque ela sofre assim?
Para os reencarnacionistas ou até mesmo os budistas dizem que são resgates de vidas passadas ou carma, já para os criacionistas isso é apenas uma prova que Deus coloca na vida daquela pessoa. Não digo de forma alguma que uma ou outra tradição está equivocada, mas eu aprendi, na minha vida, a sempre procurar o caminho do meio, ou seja, não pender para um lado nem para o outro, assim sendo, depois de muito observar, percebi algo interessante, durante a nossa vida aqui na terra passamos por diversas provações, que são resultados diretos de nossa escolha, consciente ou não, isso faz com que trilhemos por diversos caminhos os quais nos fazem conhecer todo o tipo de pessoas, boas ou más, e isso depende única e exclusivamente de como encaramos as situações que vivenciamos.
Essa é, ao meu ver, a primeira parte da equação, nossas escolhas nos trazem até aquele momento em particular, às vezes embalados por uma falsa sensação de felicidade realizada, acabamos por prejudicar, inadvertidamente o outro e isso causa uma situação que precisa ser esclarecida a qualquer custo, se deixarmos passar a oportunidade isso pode se transformar numa bola de neve enorme, e podem ter certeza, depois que cresce é quase impossível de para-la. Com isso precisamos passar pela provação até que esta tenha fim.
Mas e aquela pessoa que sempre desejou o bem de quem a cerca, que sempre foi honesta, porque ela também passa por provações?
Acredito existir uma segunda parte da equação chamada comumente de antepassados, vou tentar me explicar. Imagine que num determinado período de tempo, numa época a aproximadamente trezentos anos atrás, um antepassado meu tenha prejudicado o antepassado de alguém que hoje faz parte dos meus círculos de relacionamento, esse antepassado não tinha qualquer discernimento de verdadeiro bem ou mal, com isso, desejando sua própria felicidade, veio a prejudicar aquele outro e evitando ser punido não resolveu a situação. 
Lembra da "Bola de neve"? Pois é, ela veio rolando montanha abaixo em desabalada carreira, destroçando tudo e todos sem distinção, esse antepassado depois de transcorrido seu período de permissão à vida terrena, retornou para o mundo espiritual e a dívida permaneceu aqui, assim por eu ser um descendente direto daquela pessoa acabo por ser incumbido de pagar a dívida, e assim passo a ser perseguido pelo descendente do outro, por isso quando percebo essa situação, acreditando no que acabo de expor, tento resolvê-la, agradecendo a oportunidade de resgatar a dívida e limpar o sangue de minha família, tento evitar acumular mais dividendos nessa soma que já é alta, buscando não nutrir qualquer sentimento negativo em relação à outra pessoa, busco encontrar nela pontos positivos para me focar, isso me faz sentir melhor e logo a outra pessoa, ou se torna uma grande amiga ou sai dos meus círculos de afinidade tão logo esteja saudada.
Eu sei que é meio complexo o que acabo de dizer mas acredito que seja uma verdade universal “Aqui se faz, aqui se paga!”
Quando digo isso aos amigos eles logo formulam outra pergunta muito interessante. Porque, às vezes, aquela pessoa que nos persegue recebe mais da vida do que nós, que buscamos o bem para as nós e para quem está ao nosso lado? Sem me deter nas explicações dos diversos tipos de bem que existem no mundo, como também os diversos tipos de fé, pois isso está além da minha capacidade de compreensão, eu digo o seguinte:
“Na vida há dois tipos de pessoas, as pedras e as roupas!”
Meus amigos ficam me olhando sem entender, aí completo:
Sabe o jeans stone washed? Aquele jeans macio, bom de usar, que sempre está a mão? Poi bem, ele passa por um processo muito interessante para ficar tão gostoso de ser vestido, ele é colocado numa máquina cheia de pedras e aí ele fica ali rodando e batendo, rodando e batendo, as pedras vão desferindo golpes certeiros no tecido e assim depois de determinado período o tecido fica macio e pronto para ser utilizado, daí ele é retirado da máquina e vai se tornar aquilo a que foi destinado ser, uma peça do vestuário em que as pessoas sempre utilizam por sentirem-se bem ao vesti-la, já as pedras continuam em sua vida de bater e amaciar, e praticamente permanecem nisso até o fim de sua vida útil, quando são substituídas por outras, sempre há outras. Como as pedras cumprem bem a sua missão, amaciando o tecido, acabam por serem melhor valorizadas naquele momento, mas depois, quando o tecido está suficientemente macio, ele se torna imprescindível para quem o utiliza, essa, na minha visão, é a terceira parte da equação.
Resumindo, ao nos observarmos numa situação de admoestação, devemos ter uma atitude mental baseada na gratidão, pois seja como for, estamos nos tornando melhor do que éramos, se nos tornarmos mais e mais maleáveis, flexíveis e gratos, seremos melhor utilizados e as pessoas que se encontrarem ao nosso redor vão desejar sempre estar próximos a nós, pois como aquele tecido macio, a nossa presença traz conforto, prazer e alegria a elas. E aí, você é pedra ou tecido? A escolha é exclusivamente sua.
Um abraço.

Titus●•ツ
 "O Som do Coração"  (๏̯͡๏)
"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros." Confúcio

Charlie Chaplin

"Já perdoei erros imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis."
"Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas,
quando nunca pensei me decepcionar,
mas também decepcionei alguém."
"Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
já fiz amigos eternos,
já amei e fui amado,
mas também
já fui rejeitado."
"Já fui amado e não soube amar,
já gritei e pulei
de tanta felicidade,
já vivi de amor
e fiz juras eternas,
mas "quebrei a cara
muitas vezes!!!"
"já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só pra escutar uma voz,
já me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade e ...
tive medo de perder alguém especial
(e acabei perdendo)!
mas sobrevivi!"
"e ainda vivo!
não passo pela vida....
e você também não
deveria passar.viva!!!
"Bom mesmo, é abraçar a vida e viver com
paixão,

perder com classe e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence à quem se atreve."
A vida é muito
para ser insignificante."
Chaplin

Titus●•ツ  "O Som do Coração"  (๏̯͡๏)
"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros." Confúcio

domingo, 27 de maio de 2012

Festa Junina - Receita de Pão de Queijo frito (Sucesso em Luziânia - GO)


Rendimento: 50 unidades
Ingredientes:
1 prato de queijo curado ralado
1 prato de polvilho doce
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de sal
8 ovos inteiros
1 colher de sopa de açúcar
1 copo americano de leite
1 xícara de chá de óleo
Modo de Preparo:
Em uma bacia junte o polvilho, o queijo, o açúcar, sal, o óleo e os ovos. Com as mãos amasse os ingredientes. O segredo está no leite, que deve ser colocado aos poucos para deixar a massa no ponto pra enrolar, em seguida acrescente o fermento em pó, mamasse mais um pouco . Depois é só enrolar, fritar e servir.
Fonte: G1 Goiás - Tv Anhanguera

Os 10 mandamentos para se tornar ético no trabalho


O que é Ética no Trabalho: guia rápido com 10 mandamentos essenciais

Ética é um conjunto de regras relacionadas aos valores e conceitos morais de um indivíduo ou grupo social. A ética está diretamente conectada aos princípios que disciplinam, orientam ou mesmo distorcem o comportamento humano.



Ética no trabalho é algo profundamente necessário para um ambiente saudável. Mesmo quando não há um Código de Ética formalmente definido para a sua empresa ou profissão, em geral há um conjunto de aspectos que são considerados “bom senso” (mas deixam espaço para interpretações variadas) em uma tentativa de delimitar o que é o “comportamento ético”, incluindo os que representam integridade e comprometimento e separando os que ferem os princípios e assim são inaceitáveis (e assim considerados anti-éticos no âmbito pessoal ou do grupo).
Um código de ética definido formalmente é positivo porque remove dúvidas que possam surgir por divergências de opinião de cunho moral ou valorativo, já que as definições do “bom senso” nem sempre são compartilhadas. Um exemplo é o Código de Ética Profissional do Administrador, definido pelo Conselho Federal de Administração e ao qual me obrigo quando exerço minha profissão.
Mas nem toda profissão ou empresa conta com este luxo, portanto segue uma pequena lista de 10 itens que podem ajudar a pautar a confecção do seu código de ética pessoal ou mesmo as discussões a respeito no seu grupo de trabalho.
Eles usam conceitos abertos (como “honestidade”) e são baseados na observação de comportamentos identificados como éticos, mas naturalmente exprimem um determinado conjunto de valores, portanto interprete-o e adapte-o à sua realidade!
E lembre-se sempre: embora o comportamento ético não vá constar no seu curriculo, ele será reconhecido e associado à sua personalidade e identidade profissional, e o oposto também é verdadeiro. Seja reconhecido como um profissional ético, e você sempre levará consigo esta poderosa referência!

Código de Ética no trabalho: 10 mandamentos essenciais

1. Seja honesto, honrado e digno em qualquer situação
2. Nunca faça algo que você não possa assumir perante sua equipe, seus superiores, seus subordinados ou o público
3. Seja humilde, tolerante, flexível e disposto a ouvir críticas e sugestões.
4. Críticas e repreensões devem ser feitos primeiro à pessoa a quem se referem, cara a cara. Se houver o dever de levá-los a mais alguém, que não seja pelas costas.
5. A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais é inviolável. Independentemente de questões de propriedade corporativa, mexer na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios exige autorização (de norma ou da pessoa envolvida) em qualquer circunstância.
6. Em ações e discussões internas, assuma sempre seus valores e princípios e as consequências dos atos a que eles conduzirem, mesmo que isso signifique ficar contra a maioria – mas jamais procure obstruir o direito de expressão e voto no posicionamento alheio.
7. Fique longe de fofocas e comentários maldosos, mesmo que pareçam fazer parte da cultura do grupo. Muitas vezes, o simples fato de dar ouvido a elas pode ser suficiente para identificá-lo com o rótulo de fofoqueiro.
8. A relação hierárquica e de equipe não deve considerar amizades nem antipatias. O subordinado amigo deve ao seu chefe o mesmo tratamento que os demais, e o chefe amigo precisa cuidar para jamais privilegiar o subordinado que lhe é próximo. Da mesma forma, antipatias pessoais não têm espaço no ambiente profissional. Reserve-as para seu íntimo e procure oportunidades para superá-la. No trabalho, trate o colega com o respeito comum, mantenha distância se possível, e não comente com outros a antipatia que sente.
9. Sempre dê crédito a quem merece, sem jamais aceitar elogios ou recompensas pelo mérito alheio
10. Ao errar, reconheça, sem exageros. A atitude esperada é “não foi um erro intencional, vou providenciar para que não ocorra de novo e vou remediar o acontecido”.
O fato essencial é que ser ético significa, muitas vezes, renunciar a oportunidades de obter dinheiro, status e benefícios. Se os seus princípios e valores estiverem ajustados, a decisão ética será sempre a correta, mas a existência de um Código de Ética aceito por todos do grupo pode reduzir os conflitos e facilitar a resolução dos casos em que houver dúvida.

FONTE: Efetividade.net

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão Titus, o som do coração Tem momentos em que a gente para. Ou porque a vida manda parar, ou po...