domingo, 20 de janeiro de 2013

Reflexos do Olhar.



Olá!
Como anteriormente havia dito fui presenteado com um livro que me despertou as mais diversas reflexões, diferentes sentimentos emergiram do fundo de meu coração, lembranças de outras épocas voltaram a passar em frente aos meus olhos, como um filme, onde o personagem principal era e mesmo.
Vou tentar resumir as imagens, quando me encontrava aso vinte e dois anos de idade, conheci Susane, mulher linda, inteligente, alegre de uma simplicidade única. Sem me aperceber me apaixonei, mas por minha natureza tímida (alguns acham que quando digo isso estou brincando, na verdade eu só consigo administrar melhor minha timidez), não me manifestei de pronto.
Aguardei por um momento, talvez um lampejo, talvez um milagre, não sei,  nos tornamos amigos, sempre ríamos das histórias de nossas vidas, e assim foi crescendo o meu sentimento por ela. Um dia, sem mais nem menos, ela chegou e me disse:
_ Estou com um presente em minhas mãos que acho a sua cara espero que goste, mas só abra quando eu voltar para a minha cidade!
Esqueci de dizer que eu estava residindo em São Paulo e ela no Rio de Janeiro, sendo assim, esperei que ela entrasse no ônibus para depois abrir o pacote e eis que li em letras douradas numa capa preta "O Dom Supremo", fino, simples, chamou minha atenção, comecei a lê-lo, as páginas passavam corridamente, eu á não conseguia parar, a cada palavra se descortinava um mistério de minha própria vida e parecia que meus horizontes se ampliavam, me comprometi em praticar o que ali estava exposto, através da práticas, diárias, sinceras e assim venho fazendo a vinte e dois anos.
Como eu não acredito em coincidências, hoje, próximo a completar vinte e dois anos que ganhei o presente que mudou minha vida para sempre e me auxiliou nas minhas batalhas diárias, meu grande amigo-irmão Walter Gottschalg, me presenteou com o livro "Manuscrito encontrado em Accra, do mesmo autor e me disse a mesma coisa que Susane a tantos anos atrás.
Mistério? Milagre? Destino?
Na minha maneira de ver, acredito que chegou a hora de consolidar o que eu já venho aprendendo a tanto tempo, consegui chegar até aqui graças a isoo, mas a partir de agora um novo desafio de mostra, um novo caminho foi traçado e manterei minha promessa para comigo mesmo, vou combater o bom combate.
Ah! Antes que me esqueça, Susane se tornou o amor de minha vida, de toda ela, juntos aprendemos, tivemos cumplicidade, erramos, amamos, nos tornamos amantes e esse amor consumia nossa alma como "fogo que arde sem se ver". Hoje vivemos em locais diferentes, mas ambos continuamos a nossa busca eterna pela evolução, acreditamos que o que é nosso nunca perderemos e sempre retornará até nós, continuamos nos amando mesmo sem nos vermos, o que não nos impede de experimentar e agregar mais valores aos nossos espíritos.
A seguir o terceiro texto que selecionei do livro espero que gostem.

Titus●•ツ
 "O Som do Coração"  (๏̯͡๏)
"O que é o sucesso? É poder ir para a cama cada noite com a alma em paz." (Paulo Coelho)

(Trecho extraído do livro "Manuscrito encontrado em Accra". Autor: Paulo Coelho)
Algumas pessoas dizem: “Não consigo despertar o amor dos outros.” 
Mas no amor não correspondido existe sempre a esperança de que algum dia ele seja aceito. 
Outros escrevem em seus diários: “Meu gênio não é reconhecido, meu talento não é apreciado, meus sonhos não são respeitados.” Mas também para esses existe a esperança de que as coisas mudem, depois de muitas lutas. 
Outros passam o dia batendo em portas, explicando: “Estou desempregado.” Eles sabem que, se tiverem paciência, um dia uma das portas se abrirá. Mas existem aqueles que acordam todas as manhãs com o coração oprimido. Não estão em busca de amor, de reconhecimento, de trabalho.
Dizem para si mesmos: “Sou inútil. Vivo porque preciso sobreviver, mas ninguém, absolutamente ninguém, está muito interessado no que estou fazendo.”
O sol brilha lá fora, a família está à sua volta, procuram manter a máscara de alegria porque aos olhos dos outros têm tudo o que sonharam. Mas estão convencidos de que todos ali podem passar sem eles. Ou porque são jovens demais e notam que os mais velhos têm outras preocupações, ou porque são velhos demais e julgam que os mais jovens não se importam com o que têm a dizer.
O poeta escreve algumas linhas e as atira no lixo, pensando: “Isso não interessa a ninguém.”
O empregado chega ao trabalho e tudo o que faz é repetir a tarefa do dia anterior. Acredita que um dia, se for despedido, ninguém notará a sua falta.
A moça costura seu vestido colocando um enorme esforço em cada detalhe e, quando chega à festa, entende o que os olhares estão dizendo: não está mais bonita nem mais feia, aquele é mais um entre milhões de vestidos em todos os lugares do mundo onde naquele exato momento estão acontecendo festas semelhantes – algumas em grandes castelos, outras em pequenas aldeias onde todos se conhecem e têm algo a comentar sobre o vestido dos outros.
Menos sobre o seu, que passou despercebido. Não era bonito nem feio, era apenas mais um vestido.
Inútil.
Os mais jovens se dão conta de que o mundo está cheio de problemas gigantescos, que sonham resolver, mas ninguém se interessa pela opinião deles. “Vocês ainda não sabem a realidade do mundo”, escutam. “Ouçam os mais velhos e saberão melhor o que fazer.”
Os mais velhos ganharam em experiência e maturidade, aprenderam duramente com as adversidades da vida, mas, quando chega a hora de ensinar, ninguém está interessado. “O mundo mudou”, escutam. “É preciso acompanhar o progresso e escutar os mais jovens.”
Sem respeitar idades e sem pedir permissão, o sentimento de inutilidade corrói as almas, repetindo sempre: “Ninguém se interessa por você, você não é nada, o planeta não necessita da sua presença.”
Na desesperada intenção de dar um sentido à vida, muitos começam a buscar a religião, porque uma luta em nome da fé sempre parece justificar algo grande, que pode transformar o mundo. “Estamos trabalhando para Deus”, dizem a si mesmos.
E se transformam em devotos. Em seguida se transformam em evangelistas. E por fim se transformam em fanáticos.
Não entendem que a religião foi feita para compartilhar os mistérios e a adoração – jamais para oprimir e converter os outros. A maior manifestação do milagre de Deus é a vida.
Esta noite chorarei por ti, ó Jerusalém, porque esta compreensão da Unidade Divina irá desaparecer pelos próximos mil anos.
Perguntem a uma flor-do-campo:“Você se sente inútil, já que tudo o que faz é reproduzir outras flores semelhantes?”
E ela responderá: “Eu sou bela, e a beleza em si é a minha razão de viver.”
Perguntem a um rio: “Você se sente inútil, já que tudo o que faz é correr sempre na mesma direção?”
E ele responderá: “Eu não estou tentando ser útil; estou tentando ser um rio.”
Nada nesse mundo é inútil diante dos olhos de Deus. Nem uma folha que cai da árvore, nem um fio de cabelo que cai da cabeça, nem um inseto que é morto porque estava incomodando.
Tudo tem uma razão de ser.
Inclusive você, que acaba de se fazer essa pergunta. “Eu sou inútil” é uma resposta que você está dando a si mesmo.
Em breve estará envenenado por ela e morrerá ainda em vida – embora continue andando, comendo, dormindo e tentando se divertir quando possível.
Não tente ser útil. Tente ser você: isso basta, e faz toda a diferença.
Não ande nem mais rápido, nem mais devagar que sua alma. Porque é ela que lhe ensinará qual a sua utilidade a cada passo. Às vezes é participar de um grande combate que ajudará a mudar o caminho da história. Mas às vezes é sorrir sem motivo para uma pessoa com quem cruzou por acaso na rua.
Sem que tivesse a menor intenção, pode ter salvado a vida de um desconhecido. Que também se julgava inútil e podia estar prestes a se matar, até que um sorriso lhe deu esperança e confiança.
Mesmo que olhe para a sua vida com todo o cuidado e reveja cada um dos momentos em que sofreu, suou e sorriu debaixo do sol, você jamais poderá saber exatamente quando foi útil aos outros.
Uma vida nunca é inútil. Cada alma que desceu à terra tem uma razão para estar aqui.
As pessoas que realmente fazem bem aos outros não estão buscando ser úteis, mas levar uma vida interessante. Quase nunca dão conselhos, mas servem de exemplo.
Procure apenas isso: viver aquilo que sempre desejou viver. Evite criticar os outros e concentre-se no que sempre sonhou. Talvez você não veja muita importância nisso.
Mas Deus, que tudo vê, sabe que o exemplo que você dá O está ajudando a melhorar o mundo. E a cada dia, o cobrirá de mais bênçãos.
E quando a Indesejada das Gentes chegar, você vai escutá-la dizer: “É justo perguntar: ‘Meu Pai, Meu Pai, por que me abandonaste?’
Mas agora, neste último segundo de sua vida na terra, eu vou lhe dizer o que vi: encontrei a casa limpa, a mesa posta, o campo arado, as flores sorrindo. Encontrei cada coisa em seu lugar, como devia ser. Você entendeu que as pequenas coisas são responsáveis pelas grandes mudanças.
“E por causa disso vou levá-lo ao Paraíso.” 


Reflexos do verdadeiro amor.



Olá!
Seguindo minhas reflexões sobre os fatos ocorridos nos últimos vinte e dois anos e os motivos pelos quais dois livros me foram presenteados transcreverei abaixo outro trecho do livro "Manuscrito encontrado em Accra, de Paulo Coelho. 
Este segundo momento eu ofereço às mulheres que passaram em minha vida, amores  que me ensinaram muito sobre a alma feminina, suas necessidades e ansiedades, seus desejos e realidades, todas foram muito importantes para o meu crescimento, umas continuam minhas amigas, outras não imagino onde estejam, mas uma permanece no meu coração, aquela que me presenteou com o Dom Supremo, estaremos sempre ligados, independentemente do tempo e da distância e de nossas busca pessoais nesta existência.
Um abraço a todos.

Titus●•ツ
 "O Som do Coração"  (๏̯͡๏)
"
O que é o sucesso? É poder ir para a cama cada noite com a alma em paz." (Paulo Coelho)

(Texto extráido do livro "Manuscrito encontrado em Accra", autor: Paulo Coelho)

A elegância normalmente é confundida com superficialidade e aparência. Nada mais errado que isso: algumas palavras são elegantes, outras conseguem ferir e destruir, mas todas são escritas com as mesmas letras. Flores são elegantes, embora escondidas entre as ervas do campo. A gazela que corre é elegante, embora esteja fugindo do leão.
A elegância não é uma qualidade exterior, mas uma parte da alma que é visível aos outros.
E mesmo nas paixões mais turbulentas, a elegância não deixa que os verdadeiros laços de união entre duas pessoas sejam rompidos.
Ela não está nas roupas que usamos, e sim na maneira como a usamos.
Ela não está na maneira como empunhamos a espada, mas no diálogo que pode evitar uma guerra.
A elegância é atingida quando todo o supérfluo é descartado, e descobrimos a simplicidade e a concentração: quanto mais simples e mais sóbria a postura, mais bela ela será.
E o que é a simplicidade? É o encontro com os verdadeiros valores da vida.
A neve é bonita porque tem apenas uma cor.
O mar é bonito porque parece uma superfície plana.
O deserto é belo porque parece apenas um campo de areia e rochas.
Mas quando nos aproximamos de cada um deles, descobrimos como são profundos, íntegros, e conhecem suas qualidades.
As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias. Deixe que elas se manifestem. Olhai os lírios do campo: não tecem nem fiam. E, no entanto, nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como eles.
Quanto mais o coração se aproxima da simplicidade, mais ele é capaz de amar sem restrições e sem medo. Quando mais ele ama sem medo, mais capaz é de demonstrar elegância em cada pequeno gesto.
A elegância não é uma questão de gosto. Cada cultura tem uma maneira de ver a beleza, que muitas vezes é completamente diferente da nossa.
Mas em todas as tribos, em todos os povos, há valores que demonstram a elegância: hospitalidade, respeito, delicadeza nos gestos.
A arrogância atrai o ódio e a inveja. A elegância desperta o respeito e o Amor.
A arrogância nos faz humilhar o semelhante. A elegância nos ensina a caminhar pela luz.
A arrogância complica as palavras, porque acha que a inteligência é apenas para alguns eleitos.
A elegância transforma pensamentos complexos em algo que todos possam entender.
Todo homem caminha com elegância e transmite luz à sua volta quando está percorrendo o caminho que escolheu.
Seus passos são firmes, seu olhar é preciso, seu movimento é belo. E mesmo nos momentos mais difíceis, seus adversários não conseguem distinguir sinais de fraqueza, porque a elegância o protege.
A elegância é aceita e admirada porque não faz nenhum esforço para isso.
Só o Amor dá forma ao que antes era impossível de ser sequer sonhado.
E só a elegância permite que essa forma possa se manifestar. 

Reflexos da Amizade Verdadeira.



Olá!
Hoje pela manhã um grande amigo irmão me entregou um presente, logo de início me disse que quando o recebeu lembrou-se de mim e por isso quis me presentear. Agradeci, e folheei o livro, logo estava lendo-o com um interesse especial. O livro intitulado "Manuscrito encontrado em Accra" de Paulo Coelho tem uma profundidade muito peculiar e me fez lembrar de outro fato ocorrido há aproximadamente 22 anos. Uma mulher,  que depois se tornou o grande amor da minha vida, me presenteou com outro livro de Paulo Coelho, "O Dom Supremo", ela dizia que ao lê-lo se lembrou de mim e também me presenteou.
Agora, depois de ler o "Manuscrito", fiquei intrigado com os motivos pelos quais ambos os livros chegaram às minhas mãos.
1. Ambos abordam o mesmo tema;
2. Ambos são simples no uso da linguagem;
3. O Dom Supremo se baseia na análise da Carta de São Paulo apóstolo aos Corinthios;
4. O Manuscrito encontrado em Accra, apresenta uma sociedade à beira de uma Guerra na época dos Cruzados para a retomada de Jerusalém;
Eu sempre acreditei que "O amor faz o mundo girar", mas não é o amor apenas entre um homem e uma mulher, e sim o amor a tudo e a todos, me sinto abençoado por ter amigos que sempre participaram de minha evolução, alguns estão no passado, outros está no presente e sei que existem outros que se aproximarão no futuro, me orgulho de cada um deles, e continuarei o meu caminho sempre respeitando-os, amando-os e fazendo suas vidas se manifestarem em meus atos, pois cada um contribuiu, à sua maneira, para a minha evolução.
Depois de ler todo o manuscrito separei dois momentos que me calaram fundo a alma, e que por si só me responderam a pergunta inicial:
- Porquê duas pessoas diferentes, com motivações diferentes, em épocas diferentes, com livros diferentes tiveram a mesma reação, ou seja, presentearam-me dizendo que em algum momento se lembraram de mim?
Neste primeiro momento que transcrevo a seguir ofereço humildemente, à você meu amigo, que ouvindo a voz da sua alma, me presenteou com um livro que vale uma vida inteira.
O texto a seguir versa sobre a verdadeira amizade.
Espero que gostem.
Um grande abraço.

Titus●•ツ

 "O Som do Coração"  (๏̯͡๏)

"O que é o sucesso? É poder ir para a cama cada noite com a alma em paz." (Paulo Coelho)

(Texto extraído do Livro "Manuscrtio encontrado em Accra" Autor Paulo Coelho)

Nascemos sós e morreremos sós. Mas, enquanto estamos neste planeta, precisamos aceitar e glorificar nosso ato de fé em outras pessoas.
A comunidade é a vida: dela vem nossa capacidade de sobrevivência. Era assim quando habitávamos as cavernas, e continua do mesmo jeito até hoje.
Respeite aqueles que cresceram e aprenderam junto com você. Respeite aqueles que ensinaram. Quando chegar o dia, conte suas histórias e ensine – assim a comunidade pode continuar existindo e as tradições permanecerão as mesmas.
Quem não compartilha com os outros as alegrias e os momentos de desânimo jamais conhecerá suas próprias qualidades e seus defeitos.
Entretanto, esteja sempre alerta para o perigo que ronda a comunidade: as pessoas normalmente são atraídas por um comportamento comum. Têm como modelo as próprias limitações – e são cheias de preconceitos e medos.
Esse é um preço muito alto a pagar, porque para você ser aceito terá que agradar a todos.
E isso não é uma demonstração de amor para com a comunidade. Isso é uma demonstração de falta de amor por si mesmo.
Só é amado e respeitado aquele que se ama e se respeita. Jamais procure agradar a todo mundo, ou irá perder o respeito de todos.
Busque seus aliados e amigos em gente que está convencida do que faz e de quem é.
Não digo: busque quem pensa igual a você. Digo: busque quem pensa diferente e quem você jamais conseguirá convencer de que você é que está certo.
Porque a amizade é uma das muitas faces do Amor, e o Amor não se deixa levar por opiniões: ele aceita incondicionalmente o companheiro, e cada um cresce a sua maneira.
A amizade é um ato de fé em outra pessoa, e não um ato de renúncia.
Não procure ser amado a qualquer preço, porque o Amor não tem preço.
Seu amigos não são aqueles que atraem o olhar de todos, que se deslumbram e afirmam: “Não existe ninguém melhor, mais generoso, mais cheio de qualidades em toda Jerusalém.”
São aqueles que não podem ficar esperando que as coisas aconteçam, para depois decidir qual a melhor atitude a tomar: decidem à medida que agem, mesmo sabendo que isso pode ser muito arriscado.
São pessoas livres para mudar de direção quando a vida exige. Desbravam novos caminhos, contam suas aventuras e, com isso, enriquecem a cidade e a aldeia.
Se seguiram por uma estrada perigosa e equivocada, jamais irão lhe dizer: “Não faça isso.” Dirão apenas: “Segui por uma estrada perigosa e equivocada.” Porque respeitam sua liberdade, da mesma maneira que você os respeita.
Evite a todo custo aqueles que só estão ao seu lado nos momentos de tristeza, com palavras de consolo. Porque esses na verdade estão dizendo a si mesmos: “Eu sou mais forte. Eu sou mais sábio. Eu não teria dado esse passo.”
E fique junto daqueles que estão ao seu lado nas horas de alegria. Porque nessas almas não existe o ciúme ou a inveja, apenas felicidade por vê-lo feliz.
Evite os que se julgam mais fortes. Porque na verdade estão escondendo a própria fragilidade.
Junte-se aos que não temem ser vulneráveis. Porque esses têm confiança em si mesmos, sabem que todos tropeçam em algum momento e não interpretam isso como um sinal de fraqueza, mas de humanidade.
Evite aqueles que falam muito antes de agir, aqueles que jamais deram um passo sem ter certeza de que seriam respeitados por isso.
Junte-se a quem jamais lhe disse quando você errou: “Eu teria feito de outra maneira.”
Porque, se não fizeram, não têm condições de julgar.
Evite os que procuram amigos para manter uma condição social, ou para abrir portas de que nunca conseguem chegar perto.
Junte-se àqueles cuja única porta importante que estão procurando abrir é a do seu coração. E que jamais invadirão sua alma sem o seu consentimento, e que jamais usarão essa porta aberta para disparar uma flecha mortal.
A amizade tem as qualidades de um rio: contorna rochas, adapta-se aos vales e montanhas, às vezes transforma-se em lago até que a depressão esteja cheia e possa continuar seu caminho.
Porque assim como o rio não esquece que seu objetivo é o mar, a amizade não esquece que sua única razão de existir é demonstrar amor pelos demais.
Evite aqueles que dizem: “Acabou, preciso parar aqui.” Porque esses não entendem que nem a vida nem a morte têm um fim; são apenas etapas da eternidade.
Junte-se aos que dizem: “Embora esteja tudo bem, precisamos seguir adiante.” Porque sabem que sempre é necessário ir além dos horizontes conhecidos.
Evite os que se reúnem para discutir com seriedade e pretensão as decisões que a comunidade precisa tomar. Esses entendem de política, brilham diante dos outros e procuram demonstrar sabedoria. Mas não entendem que é impossível controlar a queda de um só fio de cabelo.
Embora a disciplina seja importante, ela deve deixar suas portas e janelas abertas à intuição e ao inesperado.
Junte-se aos que cantam, contam histórias, desfrutam a vida e têm alegria nos olhos. Porque a alegria é contagiosa e sempre consegue descobrir uma solução onde a lógica apenas encontrou uma explicação para o erro.
Junte-se aos que deixam que a luz do Amor se manifeste sem restrições, sem julgamentos, sem recompensas, sem jamais ser bloqueada pelo medo de ser incompreendida.
Não importa como esteja se sentindo, todas as manhãs levante-se e prepare-se para emitir sua luz.
Os que não estão cegos verão seu brilho e se encantarão com ele.

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão Titus, o som do coração Tem momentos em que a gente para. Ou porque a vida manda parar, ou po...