Oi!
Um amigo que sempre leu as minhas crônicas, me disse, entre outras coisas, o seguinte:
- Para ser diferente, basta um querer.
Gostei da frase, talvez porque eu mesmo sou atraído por desafios pessoais, pela diferença, pela diversidade, nunca gostei do marasmo confortável de ficar deitado no sofá vendo a vida passar em minha frente, sempre quis e gostei de fazer história.
Quando era pequeno na escola, na hora do recreio, eu ia pra biblioteca ler livros, engraçado naquela época muita gente achava legal e hoje é justamente o contrário, vai entender! Enfim, eu gostava dos livros de Malba Tahan.
"Malba Tahan ou Júlio César de Mello e Souza (1111 – 1921), um caso raro de professor que ficou quase tão famoso quanto um craque do futebol. Em classe, lembrava um ator empenhado em cativar a plateia. Escolheu a mais temida das disciplinas, a Matemática. Criou uma didática própria e divertida, até hoje viva e respeitada. Ainda está para nascer outro igual ."Fonte: Biografia de Malba Tahan http://www.juraemprosaeverso.com.br/BiografiasDePessoasFamosas/MalbaTahan.htm.
Em seus célebres livros eu viajava nas histórias, bem ordenadas, sobre o povo árabe e suas tradições e, foi ali naquele momento, que eu me apaixonei pela matemática, comecei a entender porque aquele povo influenciou o oriente e o ocidente através dos números, a forma de raciocínio lógico, seu jeito de analisar cada fato e os possíveis resultados. Quando os cálculos estavam corretos nada poderia impedir o sucesso, mas se por um erro de interpretação fosse tomada uma decisão equivocada a catástrofe seria iminente.
Como disse, eu viajava nas histórias e tentava acompanhar o raciocínio lógico. Era um desafio tão gostoso que eu contava as horas para continuar a leitura, enquanto lia eu via imagens,paisagens e personagens na minha frente, eu me fazia parte, tentando ser o protagonista da história, era uma delícia, eu tinha tudo para ser vítima do tão famigerado e atual "bullying" (nós éramos mais caipiras, chamávamos de "chacota").
Meus colegas me respeitavam, gostavam de minha companhia, da quinta a oitava série (hoje isso também mudou) fui eleito representante de sala, no Segundo Grau (Ensino médio hoje) continuei o sendo. A pergunta que nunca calava: “Porquê?”
Hoje, fazendo uma retrospectiva da minha vida,percebo que eu era (e ainda sou) diferente, sem ser! Me explico, desde pequeno nunca busquei a glória, títulos ou seja lá o que as pessoas buscavam, primeiro porque venho de uma família humilde (jeito charmoso de dizer pobre) meus pais sempre me ensinaram que colhemos o fruto de nosso suor, que não há como plantar goiaba e colher pêssego, é impossível, que o melhor caminho não é o mais curto e sim o mais seguro,pautado na verdade, lealdade, sinceridade, irmandade, amizade, e que ninguém é melhor que ninguém, que qualquer pessoa é capaz de realizar grandes feitos, desde que se empenhe pra isso.
Então eu me tornei uma pessoa comum, que adquiria grande conhecimento, com uma capacidade de aprendizagem enorme, e curiosidade acima da média, e isso se refletiu na minha postura, acabei aprendendo que quanto mais ensino mais abro espaço para aprender, aprendi que a gratidão de uma pessoa, quando você a ensina, pode mudar o seu destino.
Também aprendi que vaidade, pedantismo, mania de grandeza, fazem parte da psique humana, e por isso tive meus momentos vaidosos, mas eles não me trouxeram nada de construtivo.
Com meu aprendizado diário venho evoluindo e aprendendo a respeitar o tempo de cada pessoa pois, nem sempre o que você acha ser bom para ela o será e às vezes essa pessoa é feliz como é, pelo que passa e onde se encontra.
Às vezes dou um passo atrás, não por ter raiva de uma pessoa, mas por saber que tenho de respeitar seu espaço, mesmo que eu veja que aquilo que ela esteja fazendo só lhe trará infelicidade, mas ela se sente feliz, e eu tenho que esperar até o momento certo para ajudar, e esse momento dependerá de sua manifestação e desejo.
Voltando ao "para ser diferente, basta um querer", continuei a minha busca por entender o que é a vida, não a famosa questão fundamental, “de onde?”, “porquê?”, “pra onde?”, e sim a verdadeira questão “como?”, sempre que decidimos nos colocamos diante de dois caminhos. Tenha a certeza que cada um o levará a outra escolha, outra decisão, e no final você acaba por se tornar a soma de suas escolhas, talvez por isso eu demore a tomar certas decisões, porque elas influenciarão a vida de diversas pessoas que estão e estarão ao meu redor.
Algumas escolhas parecem ser simples, outras mais complexas, mas todas terão resultados para a vida, por isso cuidado!
Eu escolhi ser diferente sem ser. Brinco, rio, faço o que devo fazer com seriedade e concentração, mas não perdi aquele menino curioso, que quer aprender, que busca amar e ser amado, que tenta ser respeitado respeitando. Eu tento ser comum, tento evitar holofotes, não quero e nunca quis ser o dono da verdade, sempre quis sim, conhecer, aprender, analisar, desmontar e montar, fuçar (essa palavra é bacana). O interessante é que, mesmo evitando tudo isso, a vida me coloca em evidencia, mesmo não querendo aparecer, lá estou eu na frente.
"Para ser diferente, basta um querer", essa frase é bacana, sabia que se você se propuser a ser diferente, muita gente desejará estar ao seu lado? E se você for um líder nato você se surpreenderá, caso não seja, não se preocupe, pois mesmo assim muita gente vai desejar estar contigo.
Creio que a grande mudança da humanidade é perceber que suas escolhas definem o rumo que todo o planeta e os seres nele contidos tomarão no futuro, que o que tocamos aqui agora, vai invariavelmente mudar a vida de alguém em outro lugar, por isso precisamos ser gentis, "a gentileza gera gentileza e essa atitude poderá salvar o planeta.
Lembre-se disso:
"Para ser diferente, basta um querer".
E diga sempre:
"Quero ser diferente, eu sou, e se não for, me farei."
Um abraço.
Titus●•ツ
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"O ser humano possui a vontade imprescindível de se guiar pelas aparências. Consequentemente, as pessoas criam impressões erradas sobre o próximo: acham que conhece mas na verdade não conhecem. E é por tentativa e erro que superamos essa nossa natureza."
Foto: https://wallpapercave.com/different-wallpapers
Um comentário:
Belíssimo texto. Reflexão contundente e profunda. Gamei. Parabéns!
Postar um comentário