segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Olhar Crítico



Olá!
Muitas vezes ouvi frases de impacto que despertaram a minha atenção, de certa forma sempre gostei dessas frases, pois elas mostram uma realidade nua e crua sem possibilidades para uma segunda ou terceira interpretação.
Na minha busca diária de entendimento, passei a observar o mundo ao meu redor e assim apliquei cada aprendizado no meu dia a dia, isso foi muito importante pois comecei a compreender melhor tudo o que se passava, por exemplo:
" Numa discussão, a pessoa que levanta a voz perdeu seus argumentos."
" Se um amigo maltrata o garçom é melhor reavaliar essa amizade."
A Alma não tem segredo que o comportamento não revela"
"Não me convença com grandes palavras, me surpreenda com pequenas atitudes."
"É o que você faz no presente que vai redimir o passado e, assim, mudar o futuro"
Todas essas frases são muito boas mas devem ser utilizadas com pragmatismo, muitas vezes as utilizei para avaliar as outras pessoas, mas de algum tempo para cá fiz, ao meu ver, uma grande mudança, rompi com os paradigmas e comecei a me auto-avaliar.
Percebi simplesmente que a mudança deve começar por mim, eu devo observar as minhas atitudes, o meu comportamento, o meu pensamento e sentimento.
Devo me perguntar sempre se eu sou um bom amigo, filho, pai e colega de trabalho, preciso observar atentamente meus conceitos e preconceitos, no sentido de idéias pré-concebidas, aquilo que existe dentro de mim e que me faz julgar quem está a minha frente.
Acredito verdadeiramente, que o mais importante é criar uma terceira pessoa, como ensina o Filósofo Mokiti Okada, conhecido como Meishu-Sama, e utilizar a sinceridade para me avaliar. Essa atitude já me traz a consciência de quem sou, qual o meu papel na sociedade. De nada adianta apresentar os defeitos dos outros se os meus eu empurro para debaixo do tapete.
Ninguém é perfeito, todos temos defeitos que trazemos do nosso dia a dia, através da cultura, do ensino, da crença pessoal, e muitas vezes herdamos da nossa família, manifestando-os no nosso comportamento, temperamento e até mesmo através do nosso sentimento.
A primeira parte para a nossa evolução é perceber o quanto estamos destoados das leis que regem o planeta, existe a lei do homem, mas o mais importante é observar as Leis Divinas, elas se manifestam através da natureza, nada acontece por acaso, um fruto verde não nos apetece, as estações do ano seguem-se uma após a outra, é assim que o mundo é.
Quando ficamos ansiosos prejudicamos a nós mesmos e a quem está ao nosso lado, quando ficamos deprimidos também. Precisamos encontrar o equilíbrio, observar a natureza, ser uma pessoa diferente todos os dias, hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje. A busca deve ser diária e eterna, para nos tornarmos melhores a cada dia, melhor amigo, melhor filho, melhor pai e melhor colega de trabalho. 
Parece fácil, e deveria ser, mas talvez por causa de nosso apego acabamos por utilizar uma força hercúlea para tentar mudar o mundo, e nos esquecemos que para mudar o mundo precisamos mudar a nós mesmos, quando identificamos em alguém um defeito qualquer, precisamos observar se nós não o temos também, lembrem-se, o ser humano só consegue identificar algo se o conhecer, então, partindo desse princípio, quando vejo defeito nos outros é porque os tenho em mim mesmo.
É preciso mudar o nosso foco, olhar para fora sempre, mas focalizar nossa maior atenção para dentro, pois tudo a nossa volta é um termômetro para que consigamos medir o nosso grau de evolução.
Manter um olhar crítico sempre, não para fora mas para dentro de cada um de nós.
Um grande abraço.

Titus●•ツ
 "O Som do Coração"  (๏̯͡๏)
Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa."

Nenhum comentário:

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão Titus, o som do coração Tem momentos em que a gente para. Ou porque a vida manda parar, ou po...