
Olá!
Nos últimos tempos vimos a história de nosso país sendo passada a limpo. Na verdade ainda falta muito para que possemos considerara esta afirmativa, pois a cada dia uma nova maneira de ludibriar é inventada.
Nosso país tem a péssima ideia de que a corrupção está ligada exclusivamente às classes mandatárias, políticos, empresários, empreiteiras, pessoas com acessos privilegiados.
A verdade é outra. Após os eventos da semana anterior, onde os policiais do estado do Espírito Santo "ficaram" impossibilitados de realizar seu trabalho e vimos pessoas "de bem", saqueando lojas, supermercados, promovendo violência desenfreada entre outras barbáries, acabamos por entender que a corrupção e a falta de ética está implantada em nossa sociedade.
É realmente uma pena todos esses fatos, mas sempre há uma luz no final do túnel, pois ao meu ver, foi aceso um alerta na consciência coletiva, para que ocorram mudanças, em todos os níveis, desde o passageiro do ônibus que finge estar dormindo para não ceder seu lugar a um idoso até o político em função de destaque que facilite a "coisa errada".
Nossa sociedade precisa evoluir, e graças a Deus, somos muito jovens como nação livre.
Espero que um dia possamos nos orgulha de viver em uma sociedade justa e honesta.
Um abraço.
Titus●•ツ
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"O ser humano possui a vontade imprescindível de se guiar pelas aparências. Consequentemente, as pessoas criam impressões erradas sobre o próximo: acham que conhece mas na verdade não conhecem. E é por tentativa e erro que superamos essa nossa natureza."
Ética no trabalho é algo profundamente necessário para um ambiente saudável. Mesmo quando não há um Código de Ética formalmente definido para a sua empresa ou profissão, em geral há um conjunto de aspectos que são considerados "bom senso" (mas deixam espaço para interpretações variadas) em uma tentativa de delimitar o que é o "comportamento ético", incluindo os que representam integridade e comprometimento e separando os que ferem os princípios e assim são inaceitáveis (e assim considerados anti-éticos no âmbito pessoal ou do grupo).
Um código de ética definido formalmente é positivo porque remove dúvidas que possam surgir por divergências de opinião de cunho moral ou valorativo, já que as definições do "bom senso" nem sempre são compartilhadas. Um exemplo é o Código de Ética Profissional do Administrador, definido pelo Conselho Federal de Administração e ao qual me obrigo quando exerço minha profissão.
Mas nem toda profissão ou empresa conta com este luxo, portanto segue uma pequena lista de 10 itens que podem ajudar a pautar a confecção do seu código de ética pessoal ou mesmo as discussões a respeito no seu grupo de trabalho.
Eles usam conceitos abertos (como "honestidade") e são baseados na observação de comportamentos identificados como éticos, mas naturalmente exprimem um determinado conjunto de valores, portanto interprete-o e adapte-o à sua realidade!
E lembre-se sempre: embora o comportamento ético não vá constar no seu curriculo, ele será reconhecido e associado à sua personalidade e identidade profissional, e o oposto também é verdadeiro. Seja reconhecido como um profissional ético, e você sempre levará consigo esta poderosa referência!
Código de Ética no trabalho: 10 mandamentos essenciais
1. Seja honesto, honrado e digno em qualquer situação
2. Nunca faça algo que você não possa assumir perante sua equipe, seus superiores, seus subordinados ou o público
3. Seja humilde, tolerante, flexível e disposto a ouvir críticas e sugestões.
4. Críticas e repreensões devem ser feitos primeiro à pessoa a quem se referem, cara a cara. Se houver o dever de levá-los a mais alguém, que não seja pelas costas.
5. A privacidade do colega, do cliente e de todos os demais é inviolável. Independentemente de questões de propriedade corporativa, mexer na mesa, gaveta, informações ou documentos alheios exige autorização (de norma ou da pessoa envolvida) em qualquer circunstância.
6. Em ações e discussões internas, assuma sempre seus valores e princípios e as consequências dos atos a que eles conduzirem, mesmo que isso signifique ficar contra a maioria – mas jamais procure obstruir o direito de expressão e voto no posicionamento alheio.
7. Fique longe de fofocas e comentários maldosos, mesmo que pareçam fazer parte da cultura do grupo. Muitas vezes, o simples fato de dar ouvido a elas pode ser suficiente para identificá-lo com o rótulo de fofoqueiro.
8. A relação hierárquica e de equipe não deve considerar amizades nem antipatias. O subordinado amigo deve ao seu chefe o mesmo tratamento que os demais, e o chefe amigo precisa cuidar para jamais privilegiar o subordinado que lhe é próximo. Da mesma forma, antipatias pessoais não têm espaço no ambiente profissional. Reserve-as para seu íntimo e procure oportunidades para superá-la. No trabalho, trate o colega com o respeito comum, mantenha distância se possível, e não comente com outros a antipatia que sente.
9. Sempre dê crédito a quem merece, sem jamais aceitar elogios ou recompensas pelo mérito alheio
10. Ao errar, reconheça, sem exageros. A atitude esperada é "não foi um erro intencional, vou providenciar para que não ocorra de novo e vou remediar o acontecido".
O fato essencial é que ser ético significa, muitas vezes, renunciar a oportunidades de obter dinheiro, status e benefícios. Se os seus princípios e valores estiverem ajustados, a decisão ética será sempre a correta, mas a existência de um Código de Ética aceito por todos do grupo pode reduzir os conflitos e facilitar a resolução dos casos em que houver dúvida.
Posted by augusto
Fonte: www.efetividade.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário