quinta-feira, 29 de março de 2012

Ser gentil!

Resultado de imagem para ser gentil
Num mundo globalizado como o nosso nos vemos,muitas vezes, perdidos em meio a tanta informação. A massificação dessa informação nos faz crer que o mundo não tem salvação, mas se observarmos atentamente os fatos, percebemos que não é bem assim.
Existem vários tipos de interpretação para uma mesma situação, é como aquela história de olhar um copo com água até o meio, para alguns o copo está meio vazio, para outros ele está meio cheio, é estranho o que digo aqui mas é uma verdade patente, tudo depende do ponto de vista do observador.
Quando eu era criança, na escola, havia um texto no livro de Português, em que dizia que uma criança dentro do trem via a paisagem passando, campos, vales, montanhas, rios e pessoas que num instante ficavam para trás. Na sua inocência, ela achava que o trem estava parado e as coisas se movimentavam, eu ficava imaginando aquela situação e até concordava, porque, quando eu viajava de Goiás para Minas Gerais, vinha de trem e tinha a mesma impressão.
Hoje adulto, sei que não é assim, mas às vezes fico observando os fatos ao meu redor e sinto como se estivesse naquele trem de outros tempos. As coisas vão acontecendo e parece que eu estou parado no mesmo lugar, mas ao fim de cada dia, percebo que evoluí um pouquinho, talvez menos de 1%, mas evoluí. 
O ser humano tem em sua natureza animal um prazer indisfarçável em se mostrar, talvez seja pela situação social, pela posição, estamos sempre buscando arrancar um elogio, mesmo em situações meramente simples e para conseguir o seu intento "ele" não se preocupa se está prejudicando outros, mentindo, disfarçando seus verdadeiros sentimentos como uma maquiagem, uma máscara de efeito transitório que muitas vezes dura apenas um instante.
Uma pessoa é bonita de verdade, com ou sem maquiagem, a beleza aflora de seu interior naturalmente, isso também se aplica às nossas relações, um amigo de verdade, o é perto ou longe de você, mesmo quando ele lhe dá uma bronca você sente que é para o seu bem, mas quando uma pessoa finge, você se sente desconfortável até com o seu abraço, você não sente calor, não sente sinceridade.
Acredito que não devemos nos abalar quando nos deparamos com uma situação assim, mas não podemos nos deixar enganar, tão pouco é necessário dizer qualquer coisa, pois como tudo é apenas uma ilusão quando a luz da verdade surge é como o sol raiando na madrugada, tudo se esclarece por si só, e você então olha para aquela pessoa e nutre um sentimento de compaixão.
Preste atenção, compaixão não é dó. Dó, por si só, já demonstra que nos achamos melhores que aquela pessoa e isso já nos leva para o buraco da existência inferior, não somos melhores que ninguém.
Quando sentimos compaixão começamos a desejar que aquela pessoa abra seus olhos, acorde para a vida e comece a preencher seu coração com sentimentos elevados como, amor, esperança, amizade, etc.
A compaixão nos eleva, porque nesse momento não nos sentimos superiores, sem julgamentos, sem cobranças, deixando o próximo viver em paz, desejando a sua evolução.
A alguns anos atrás, a economia global tinha como regra "CADA QUAL CUIDA DE SEUS INTERESSES", mas esse tipo de pensamento começou a ruir e a saída encontrada foi a globalização, ela não é perfeita, por que seu criador também não o é, mas foi um grande passo.
Talvez se começarmos a mudar nosso sentimento em relação às outras pessoas conseguiremos fazer com que o mundo se torne um lugar melhor para se viver, é um caminho longo mas não impossível, "PARA SE CAMINHAR DOIS MIL QUILÔMETROS BASTA, TÃO SOMENTE, DAR O PRIMEIRO PASSO" e depois mais um, outro e outro, um de cada vez.
Se quero que meu lar seja um lar de paz, tenho de me tornar um ser de paz, esse é o espírito, para mudar a humanidade só é necessário mudar o indivíduo, e o indivíduo mais fácil de ser mudado sou "EU".
Neste mundo globalizado, preciso mudar meu sentimento, tenho de torná-lo globalizado, preciso pensar no bem estar de todos que estão à minha volta, em todos os lugares que me encontrar, acredito que assim, sendo gentil, prestativo, educado e sensível aos problemas alheios, estarei contribuindo um pouquinho para construir o paraíso ao meu redor.
Devemos nos lembrar que sermos sensíveis em relação aos problemas alheios, isso não é interferir na evolução do outro, é antes disso, desejar que ele evolua, respeitando o seu tempo, o seu lugar e a sua posição, assim fatalmente em determinado momento essa pessoa sentirá um desejo inexplicável de lhe pedir ajuda e você estará pronto a ajudá-la, porquê durante o tempo que você esperou a vida lhe deu as ferramentas corretas para esculpir uma obra de arte onde antes só havia uma pedra bruta.
Um abraço a todos.


Titus●•ツ
 "O Som do Coração"  (๏̯͡๏)

"Quero ser diferente, eu sou, e se não for, me farei."



Nenhum comentário:

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão Titus, o som do coração Tem momentos em que a gente para. Ou porque a vida manda parar, ou po...