Olá!
Muitas vezes somos colocados em teste, pela vida, pelas pessoas próximas a nós, etc. Desafios, diários, alguns leves e outros mais fortes, mais profundos, que nos levam do ponto A ao ponto B de várias formas, menos numa reta.
É bem verdade que cada ser humano tem a propriedade de lidar com seus problemas de forma singular, e não podemos, de forma alguma, julgar essa ou aquela estratégia. Acredito que o ponto fundamental não é julgar o próximo, mas sim a nós mesmos, como reagimos, em cada momento às dificuldades.
Resiliência é mais que um a palavra é um estilo de vida, um mantra universal, é a lei da natureza, e é com ela que devemos apreender os ensinamentos do universo ao nosso redor. Espero que esse meu ponto de vista seja bem exemplificado através do texto a seguir. Um grande abraço.
Titus●•ツ
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"O ser humano possui a vontade imprescindível de se guiar pelas aparências. Consequentemente, as pessoas criam impressões erradas sobre o próximo: acham que conhece mas na verdade não conhecem. E é por tentativa e erro que superamos essa nossa natureza."
Conta uma lenda que um lavrador foi procurar o sábio do seu vilarejo para se queixar sobre as dificuldades da vida. Estava cansado de lutar com os problemas. Parecia que mal terminava de resolver um e surgia outro pior. Estava a ponto de desistir de tudo.
O sábio pediu-lhe para descer até o lago e trazer um balde com água. Feito isso, o sábio dividiu a água em 3 panelas e colocou-as no fogão. Logo a água estava fervendo.
Na primeira panela, colocou uma cenoura; na segunda, um ovo; e na terceira, um punhado de folhas de chá.
Depois de meia hora, o sábio tirou as panelas do fogão. Pegou a cenoura e colocou-a numa tigela, o ovo em outra e derramou o chá numa terceira tigela. Virando-se para o lavrador, perguntou:
- Diga-me o que você esta vendo?
- Cenoura, ovo e chá.
- Pegue a cenoura e aperte-a. O que lhe parece?
- A cenoura esta cozida, mole.
- Agora, peque o ovo e quebre - disse o sábio.
O lavrador quebrou a casca e viu que o ovo estava cozido e firme.
Por fim, o sábio mandou o lavrador tomar o chá.
Ele sorriu quando sentiu o aroma delicioso e bebeu com prazer. Em seguida, perguntou:
- O que o senhor pretende com isto?
O sábio explicou que essas três coisas tinham enfrentado a mesma dificuldade: a água fervente. E cada uma reagiu de maneira diferente. A cenoura entrou forte e rija, mas ao ser submetida ao calor, amoleceu. O ovo era frágil, só contava com a casca muito fina para proteger seu interior, mas a água fervente o fez endurecer. As folhas de chá, entretanto, mostraram um comportamento singular: depois de passarem alguns segundos mergulhadas na água fervente, elas modificaram a água!
- Qual deles é você? - indagou o sábio. Como reage quando a adversidade bate a sua porta? Você como a cenoura, o ovo ou as folhas de chá?
Moral da história: Quando você estiver diante dos problemas da vida, pergunte a si próprio: "O que sou? Uma cenoura, que parece forte, mas amolece e se fragiliza na primeira dificuldade? Um ovo que começa com um coração frágil e espírito fluido, mas depois da perda de um emprego ou outro problema torna-se rígido e endurecido? Ou a folha de chá, que consegue transformar as dificuldades em oportunidades, liberando seus aromas e sabores.
Como você lida com as dificuldades?
(autor desconhecido)
Nenhum comentário:
Postar um comentário