domingo, 9 de junho de 2013

A Flor da Ressurreição, Rosa de Jericó



Olá!
Outro dia, assistindo um documentário no Discovery Channel sobre a África, ouvi dizer sobre uma planta muito interessante, "A Rosa de Jericó (rosa hiericontea)", também conhecida como "Flor da Ressurreição", tem como habitat os desertos de Alexandria (Egipto) e os afluentes do Mar Vermelho, mas não na cidade de Jericó.
Durante longos períodos de tempo estas plantas vivem em regiões desertas, crescendo e reproduzindo-se como qualquer outra planta, até o meio ambiente deixar de lhes favorecer uma existência saudável.
Quando chega essa altura, as flores e as folhas secas caem e os galhos secos encolhem-se, formando uma bola. As plantas retiram as suas raízes do solo e permitem ao vento transportá-las pelo deserto, até chegarem novamente a um local húmido onde podem continuar a crescer e a propagarem-se. A bola volta a abrir-se totalmente e a soltar as suas sementes, que germinam. Assim que entram em contacto com água, as jovens plantas de aspecto seco começam rapidamente a florescer. Pode dizer-se que estas plantas “sentem” o que fazem durante este processo, visto que não se mantêm necessariamente no primeiro local onde param, mas investigam-no para verificarem se é adequado ao crescimento. Ali podem ficar, e crescer, ou então mudam-se várias vezes.
O que me chamou a atenção foi justamente essa capacidade de se deixarem levar pelo vento para encontrarem um local mais propício à sua sobrevivência, no documentário também foi falado que elas podem ficar até cem anos sem uma gota de água sequer mas mesmo assim sobrevivem.
Acredito que o ser humano também deve ser assim, se onde se encontra não há qualquer possibilidade de sobreviver, ele deve soltar suas raízes e deixar que ventos favoráveis o levem para outro lugar, mas não só isso, o ele deve analisar, como a Rosa de Jericó, qual o melhor local para prender suas raízes e soltar as semente de amor, trabalho e experiências pessoais, para assim garantir seu lugar no mundo.
Muitas vezes ficamos presos a questões que não nos deixam crescer, não nos deixam florescer, e isso pode ser a nossa ruína, sejamos como essa maravilhosa planta, de aparência seca, mas ao ver uma oportunidade surgir, abrir nossos galhos e receber com gratidão as Graças Divinas.
Um grande abraço a todos.
Titus●•ツ*
 "O Som do Coração" ** (๏̯͡๏**)*
*"*Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse
morrer amanhã*"*

Nenhum comentário:

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão Titus, o som do coração Tem momentos em que a gente para. Ou porque a vida manda parar, ou po...