Hoje fiquei muito orgulhoso dos meus filhos, eu precisava transportar umas mil telhas de um local, para a nossa casa. Logo pela manhã fomos alugar um caminhão para o frete e chegamos no endereço para iniciar o carregamento, éramos somente eu e eles, o motorista já na hora que o contratamos deixou claro que não ajudaria.
Meu filho subiu na carroceria e começou a ajeitar as telhas sem pressa, e do jeito dele, minha filha, junto comigo, começou a carregar as telhas, às vezes ela carregava quatro às vezes duas, mas em nenhum momento ambos deixaram de rir e conversar, não desanimaram, a única coisa que me pediram foi uma garrafa de água, estava um sol forte, apesar de ser por volta das dez da manhã.
Meu filho ajeitava a carga e conversava com o motorista Libério, que ao ver a força de vontade dele, começou a ajudar no empilhamento das telhas, eles conversavam alegremente. O pedreiro, nosso amigo e que se chama Márcio, vendo que eu e minha filha levávamos as telhas como podíamos pediu ao seu servente para nos ajudar e Antonio, é seu nome, começou a transportar as telhas num carrinho de mão, numa rampa feita de madeira.
E assim foi, carregávamos e brincávamos, as crianças com sinais de cansaço, não se deixaram abater e com essa atitude essas pessoas vieram nos ajudar, voluntariamente. Carregamos as mil telhas e antes do meio dia, já estavam totalmente descarregadas e empilhadas no nosso quintal. O Libério se juntou a nós no descarregamento de seu caminhão, voluntariamente, rindo e brincando com as crianças. Começamos a tarefa eu e as crianças, terminamos fazendo novos amigos o Libério motorista e o Antonio servente, já o Márcio é amigo de longas datas.
Fiquei orgulhoso por ver meus filhos se desafiando, tentando da sua maneira e com suas capacidades, serem úteis, sem reclamações, e apesar do cansaço sempre mantinham o bom humor, deles e de quem estava ao seu redor, fiquei orgulhoso por ver nos olhos deles o brilho orgulhoso de serem meus filhos, me senti bem vendo-os, alegres, cansados, sujos, suados, mas felizes e com o sentimento de missão cumprida.
Sempre me disseram, e eu também li em muitos livros, que "A CRIANÇA APRENDE ATRAVÉS DE EXEMPLOS!" Eu concordo.
Ações são melhores que palavras, atitudes podem mudar o mundo ao nosso redor, a vontade de fazer algo bem feito, atrai voluntariamente outras pessoas com o mesmo sentimento para nos ajudar a executar a tarefa.
Acredito, sinceramente, que ao invés de ficarmos repreendendo nossos filhos, temos que dar o exemplo, fazê-los sentir vontade de praticar o bem, trabalhar alegremente, ser digno, honrado, sincero. Do que adianta repreendermos nossos filhos por eles terem mentido, se nós os ensinamos com nossas atitudes?
Antes de falarmos qualquer coisa, precisamos analisar nossos próprios atos, pois se o que dissermos destoar do que fizermos, a força da palavra utilizada será proporcionalmente menor de acordo com o grau da falta de sinceridade de nossas atitudes em relação às nossa palavras.
Lembre-se:
AS CRIANÇAS APRENDEM ATRAVÉS DOS NOSSOS EXEMPLOS!
Qual o exemplo que você está dando a seus filhos nesse momento?
Pense nisso.
Um abração.
Titus●•ツ
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
“A pedido da vida, percorrerei toda extensão do Universo contido dentro do meu coração.”
Paulo Campus Gerais
Nenhum comentário:
Postar um comentário