Olá!
Quando Ernesto Che Guevara disse essa célebre frase fez e ainda faz muita gente pensar, acredito que ela seja de uma profundidade enorme "É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais", vamos analisá-la.
Quantas pessoas conhecemos que são duras no seu trato diário?
E quantas são ternas, meigas que não conseguem ser duras?
Acredito que muitas, pelo menos eu conheço muita gente assim, eu mesmo me encontro dentro de uma destas categorias. O interessante é que o ser humano não consegue manter-se equilibrado, para executar a frase em toda a sua plenitude, isso acontece, ao meu ver, por causa da mania que temos de pender para um dos lados, às vezes somos duros de mais, com as pessoas ao nosso redor, com nossos familiares, nossos pais, nossos filhos, etc. Outras vezes somos ternos demais, e acabamos por não dizer ou agir conforme a situação nos exige.
Novamente venho chamar a atenção para o equilíbrio, ele por si só, é tudo numa relação, seja amorosa, de amizade, comercial ou até mesmo profissional, vejamos, muitas vezes precisamos dizer um grande NÃO a aquele que nos interpela, solicitando um serviço, uma atitude, e por desejarmos não entrar em conflito acabamos por dizer um grande SIM e isso acaba por acarretar um problema ainda maior, em outras situações precisamos "deixar rolar", por assim dizer, mas nosso Ego não nos permite e acabamos por causar transtornos desnecessários.
Acredito que precisamos aprender a usar a sinceridade em tudo o que fazemos, dizer NÃO ou SIM quando for necessário, mas como sentimos a necessidade de agradar o próximo, precisamos ser reconhecidos, ou desejamos uma posição melhor na nossa vida, acabamos por nos trair e com isso acabamos por destruir a única possibilidade de colocar as coisas nos eu devido lugar.
Não podemos ser radicais em nossas decisões e nem mesmo na observação dos fatos, pois isso pode nos transformar em algozes de nosso próprios companheiros, e que aqui fique registrado, companheiros família, amigos ou colegas, tanto faz, precisamos analisar as situações com uma frieza sem precedentes, para não sermos injustos.
Não podemos levar as coisas para o lado pessoal, pois acabamos julgando o próximo e isso nos coloca em uma situação ímpar, quando julgamos alguém é porquê achamos que somos melhores e isso pode até parecer verdade mas é uma pseudo-verdade, ninguém é melhor que ninguém, todos temos potencialidade e capacidades cognitivas ou motoras, tudo na vida existe para uma determinada finalidade, e normalmente é para o crescimento pessoal um do outro.
Cada um de nós, traz em si, histórias únicas, sentimentos, moral e crenças que nos torna únicos, mesmo em uma família irmãos, mesmo gêmeos, tem uma forma diferente de lidar com a mesma situação, isso é normal, o que não é normal, nem natural é impormos a nossa visão da vida às pessoas que nos cercam.
Precisamos dizer Não quando é necessário, mas de uma forma que a pessoa perceba na sua resposta, que de você só advém o desejo de fazê-la acordar para uma realidade que ela não percebeu ainda, que naquele NÃO dito encontra-se a mais pura sinceridade no olhar, que seu amor por ela está acima das convenções, neste NÃO você mostra que ela pode ser melhor, porquê você percebeu isso, sentiu isso dentro da sua alma.
O problema é que às vezes o interlocutor se encontra em um nível de percepção tão imaturo que não compreende isso e se afasta, deixa de falar com você e por isso você sofre, pensa em voltar atrás e se você voltar pode afundar ainda mais aquela pessoa, então o ideal, ao meu ver, e por experiência própria, é deixar o tempo mostrar, o tempo amadurece as frutas, algumas vezes leva-se meses, outras anos, e para algumas pessoas, infelizmente, isso nunca acontece.
Quando você se encontra numa situação assim, analise a situação, veja se você realmente fez o que fez para o crescimento do outro ou se foi para se impor sobre o outro, se mostrar mais inteligente, mais capaz, ou se sentir melhor que o outro se depois dessa análise você perceber que foi pelo segundo caso, seja sincero e peça desculpas, explique-se sem rodeios, não tenha medo de dar "A CARA A TAPA", pois isso só fortalecerá a amizade, o respeito, o amor, mas se realmente o objetivo é mostra que o outro é capaz de fazer o que nem ele imaginou, mantenha-se firme não amoleça.
Esse é o sentido que vejo na frase "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
Boa noite.
Um grande abraço.
Titus●•ツ
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"Quero ser diferente, eu sou, e se não for, me farei."
Nenhum comentário:
Postar um comentário