domingo, 9 de novembro de 2014

Ambição

Olá!
Ontem eu postei em meu watsapp para alguns amigos o seguinte texto:
"Acabei de perceber agora, aqui sentado observando as pessoas em Belo Horizonte. Todos os problemas que tive durante a minha vida é porque defendo aquilo que acredito. Mas como ser diferente se esse é o meu caráter? Pra mim o certo é certo e nem sempre o justo é o certo. Então entre o justo e o certo optei pelo certo, a possibilidade de errar e ser injusto é bem menor."
Houveram várias manifestações apoiando essa minha maneira de pensar e agir, mas um grande amigo se manifestou de forma inesperada e compreensível.
Ele me perguntou se havia algo me aborrecendo, achei justa a pergunta, tivemos um período de convivência bem extensa e próxima, e ele me conhecendo tem todo o direito de me perguntar isso. Respondi-lhe que não, e após várias explicações oportunas achei que não havia exposto o meu ponto de vista de forma clara e por isso continuo aqui, principalmente porque ele lê meus textos sempre que escrevo e esse aqui não será diferente.
Eu busco a sinceridade, não apenas nas palavras mas em minhas atitudes, sigo meu coração e tento encontra o equilíbrio entre o que sinto e o que penso, pois meus pensamentos são frutos de vários processos do dia a dia, minhas percepções, pontos de vista, assuntos que me chegam de várias fontes as quais tenho de filtrar e descobrir a verdade escondida entre as vírgulas e reticências para que, na minha interpretação, eu possa enxergar o melhor de cada situação ou em cada pessoa, já meu sentimento, apesar de também sofrer interferências da minha percepção, se manifesta quase que exclusivamente dos pulsos emanados da minha alma, do que creio, do que realizo todos os dias.
Nunca fui um bom vendedor, pois para vender algo eu preciso acreditar na ideia, e quase nada me convence em cem por cento, sou idealista, então nunca me tornei uma pessoa com possibilidades de me enriquecer, pois acredito que tudo existe para todos e que se for pra acumular algo que sejam as virtudes.
Percebam, não tenho nada contra se ter posses, eu mesmo gostaria de tê-las, mas às vezes vejo tanta gente passando por necessidades que isso me incomoda, não sou comunista, não acredito na imposição do comum a todos, mas creio que devemos ajudar as pessoas a melhorarem, a crescerem, a serem melhores a cada dia.
Nós, seres humanos, somos movidos pela ambição, e como tudo em nossas vidas, ela pode ser boa ou ruim, depende de como a seguimos. Aprendi que existem os falsos ambiciosos e os verdadeiros ambiciosos. 
Os falsos ambiciosos são aqueles que não medem esforços para alcançar seus objetivos, pisam nos outros, escamoteam resultados, falsificam informações, se apropriam das ideias de terceiros para seu beneficio próprio, etc. Esses seres não conseguem vislumbrar o futuro, buscam atalhos para conseguirem alcançar "o seu lugar ao sol", mesmo que para isso jogam seus semelhantes nas profundezas da escuridão social. Alguns desejam posses, outros posição social e outros ainda o poder. São pessoas perigosas, possuem um sorriso afável preso entre os dentes, se aproximam, sondam e dão o golpe fatal. Pobres criaturas desprovidas do senso prático de união e crescimento coletivo. São buscadores da fama e ele é efêmera.
Os verdadeiros ambiciosos são aqueles que se esforçam, buscam estar sempre aprendendo, evoluindo, às vezes sangrando, suando a camisa, levando consigo outros que possuem os mesmos objetivos, caminham juntos. Esses observam o futuro, utilizam-se de ferramentas coletivas, fazendo as pessoas ao seu redor se sentirem melhores a cada dia, sua presença traz calor aos corações, angariam o respeito e a amizade até mesmo daqueles que os querem derrotar, são íntegros no seu jeito de agir, buscam o bem da coletividade. São buscadores do sucesso e este é permanente.
Aquele texto inicial, o qual postei ontem era uma forma simplificada de dizer tudo isso, sou assim, busco melhorar a mim mesmo a cada dia, mas tento trazer junto comigo que estiver por perto, mas como na democracia, não posso forçar a ninguém me seguir, pois sou um existência criada e não sou o dono da verdade, prefiro que andem ao meu lado e gostaria que muitos outros estivessem próximos a mim, mas cada qual segue o seu caminho, acredito que tudo depende de qual tipo de ambiciosos somos, cada um atrai o seu semelhante.
Um grande abraço.
Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)
"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar. Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las. [...] Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais."

“O homem esbarrou no Velho e deixou cair sua pasta de papeis. 
O Velho, ágil, abaixou-se também e conseguiu ver escrito as palavras “petição” e “calúnia”. O homem, com gestos ansiosos, disse: “Por favor, senhor, deixe que eu apanho”. 
O Velho calmo foi mais rápido, recolheu tudo e entregou para ele, quando percebeu: o ansioso estava engravatado, suava e as mãos tremiam. O Velho disse: “Oportunas são esta praça e este banco. Sente-se aqui”. 
Sem saber por que, o homem obedeceu e pareceu mais calmo. O Velho disse: “A Terra democrática come o santo e o profano, a criança e o idoso. No fim, todas as razões da carne, honra e ruína, acabam no campo santo”. O homem, espantado, perguntou: “Campo santo”? O Velho riu e disse: “O cemitério.”
O homem desatou a rir. E riu por um bom tempo. Ele não sabia que o riso desabrocha quando alguém muito calmo está por perto. “Por que essas coisas estão acontecendo comigo? Sou uma pessoa boa”. O Velho olhou com carinho e compreensão, e o homem foi capaz de perceber e receber essa energia diferenciada. “Essas coisas estão acontecendo para você se tornar mais lapidado, ter um crescimento pessoal dobrado, ganhar muita experiência e maturidade, tornar-se especialista na natureza humana e em seus negócios, e, enfim, sair do degrau evolutivo em que está, avançando para outro muito mais evoluído. Agora, vá e enfrente as experiências com a coragem de quem sabe que o acaso não existe. Você não está sendo castigado, está sendo aprimorado. Preste atenção sempre: nada é por acaso e tudo é para o seu bem. Ainda que não pareça. Dessa forma aprenderá a ler a Linguagem dos Sinais e tudo começará a fluir melhor em sua vida. Nada te abalará.” 
 Nilsa Alarcon e J. C. Alarcon

Nenhum comentário:

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão Titus, o som do coração Tem momentos em que a gente para. Ou porque a vida manda parar, ou po...