
Olá!
Atualmente tenho a oportunidade de colocar meu poder criativo, associado ao meu conhecimento de determinados assuntos correlatos, em favor dum futuro melhor, não só para mim, como também pra todos os que me cercam, podendo chegar a auxiliar pessoas que talvez nunca conheça.
Na verdade está sendo muito interessante, passo por momentos como insigths criativos e/ou brainstormings a todo momento e como sou uma pessoa que precisa visualizar tudo o que penso e imagino, começo a rabiscar várias idéias, acredito que se alguém se detiver para ver o que escrevo nestes momentos achará que fiquei louco.
Com esse esboço (palavra bonita para dizer rabiscos, rsrsrs) em mão, avalio se essa ideia foi concebida por motivos reais, se aquilo que floresceu em minha mente é prático, facilmente realizável, justificável e de fácil compreensão para que eu possa colocá-lo em execução.
Há alguns anos aprendi que para colocarmos um plano em prática devemos iniciar com algo pequeno, pois a própria natureza nos ensina assim, uma frondosa árvore de carvalho nasce de uma pequena semente. Nós, seres humanos estamos contidos na natureza, e se ela com todo o seu tempo de existência nos mostra que podemos alcançar grandes resultados com o mínimo esforço, então temos que segui-la não é mesmo?
Estou estudando vários temas relacionados ao meu trabalho e numa dessas pesquisas encontrei um artigo da Revista Época Negócios no endereço http://epocanegocios.globo.com, que me chamou a atenção, logo abaixo colocarei o texto na sua íntegra, espero que seja útil a vocês com é pra mim.
Eu acredito realmente que menos é mais, que podemos executar nossos trabalhos nos utilizando das ferramentas apropriadas, poupando recursos naturais, aumentando a eficiência dos processos através do uso de tecnologias.
Se conseguirmos diminuir o desgaste entre os processos de aquisição da informação, desde a elaboração de um projeto, passando por sua implantação e consequente execução, nos sobrará mais tempo para atender melhor as demandas que nos são apresentadas, conseguiremos melhorar a qualidade de vida em nosso local de trabalho, melhoraremos a relação interpessoal com nossos colegas e afins, pois não haverá cobranças apenas cronogramas bem elaborados, pois com o uso correto das ferramentas oferecidas e com responsabilidade sobre nossas atribuições o resultado será superior em todos os aspectos.
Um grande abraço a todos.
Titus●•ツ
"O Som do Coração" (๏̯͡๏)
"Eu prefiro ser redundante do que pecar por omissão"
SEIS SEGREDOS PARA TRABALHAR MENOS E CONSEGUIR MAIS RESULTADOS
AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA INOVAÇÃO SURGEM A PARTIR DA PRÁTICA DA SUBTRAÇÃO
POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
O famoso ditado menos é mais parece ser o lema
que ajuda inovadores a conseguirem grandes resultados. Ao menos é o
que indicam alguns cases famosos que mostram que grandes inovações
foram obtidas por pessoas ou empresas que decidiram subtrair pequenos
detalhes em processos ou produtos que causavam algum ruíno e
atrapalhavam a quebra de barreiras.
A revista americana Harvard Business Review
analisou alguns desses cases e, a partir deles, listou seis regras de
ouro que ajudam a eliminar de qualquer processo coisas em excesso,
dispensáveis, perigosas, confusas ou difíceis de usar, que podem
brecar a inovação. Confira:
1 - O que não é, pode muitas vezes
superar o que é
Como em uma obra de arte, o que está implícito
é, em muitas situações, tão ou mais importante do que o que está
evidente. Um exemplo foi a estratégia adotada pela Scion, divisão
criada pela Toyota nos Estados Unidos para desenvolver modelos
especificamente voltados para o público jovem. A marca criou um
modelo de carro pequeno e propositalmente simples, sem muitos dos
acessórios que normalmente acompanham um veículo saído da fábrica.
A ideia era que os consumidores da geração Y investissem para
adicionar novos acessórios e personalizar o automóvel. Foi um
sucesso. Não pelo carro em si, mas pelo que foi deixado de fora e
todas as possibilidades decorrentes disso.
2 - As regras mais simples criam as
melhores experiências
Engajamento e ordem não
precisam de uma estrutura hierárquica rígida e cheia de controles
para serem obtidos. Um ou dois acordos vitais, geralmente implícitos,
são capazes de fazer todo mundo entender e se sentir responsável
por algo. Os limites são definidos pelo contexto social. Exemplo
disso foi a criação de um espaço compartilhado na Exhibition Road,
em Londres, durante os Jogos Olímpicos de 2012. Carros, pedestres,
ciclistas e mesas dos cafés podiam utilizar o espaço da rua tendo
como única regra respeitar ao máximo os mais vulneráveis. O
resultado foi um fluxo constante de pessoas mais cuidadosas e com
metade do número normal de acidentes.
3. Limitar informações estimula a
imaginação
A sabedoria tradicional diz que para ser
bem-sucedida uma ideia deve ser concreta e completa. Mas muitas das
coisas que engajam as pessoas não têm essa clareza. Um exemplo é
um comercial da marca de chocolates americana Cadbury, que mostra um
homem vestido de gorila sentado em uma bateria durante a gravação
de uma música do cantor Phil Collins. O comercial tem um minuto e
meio de duração, mas apenas 4 segundos do filme fazem referência
ao chocolate. O restante da ação é focada na cena com o gorila.
Ainda assim, a mensagem foi bem compreendida pelo publico. As vendas
da marca de chocolate aumentaram 10% na época e a propaganda foi
vista mais de 7 milhões de vezes no YouTube.
4. A criatividade prospera sob restrições
inteligentes
Na década de 90, um laborátório da Nasa
recebeu a difícil missão de criar uma alternativa mais barata,
rápida e eficiente de exploração espacial. O que parecia
impossível trouxe um resultado espetacular. Eles criaram um robô
que pudesse coletar dados científicos em menos da metade do tempo
necessário para planejamento de uma missão espacial tradicional,
com uma equipe menor e dentro do orçamento. A arte e a criatividade,
muitas vezes, podem surgir da limitação.
5. A inovação requer uma ruptura com o
convencional
Um empreendedor norte-americano conseguiu
tornar um negócio inusitado em um sucesso nacional. Em meio aos
problemas do sistema de saúde nos Estados Unidos, ele criou um
consultório médico para pessoas saudáveis, oferecendo serviços
como vacinação, fisioterapia e exames médicos. A empresa chamou a
atenção pelos preços baixos, atendimento sem horário marcado e
pelo ambiente saudável. O resultado foi tão positivo que já estão
sendo abertas franquias em todo o país.
6. Fazer algo nem sempre é melhor do que
não fazer nada
Para inovar é necessário fazer uma
pausa no trabalho árduo. A neurociência confirma que a capacidade
de fazer conexões entre coisas diferentes e, a partir disso, criar
algo novo, está diretamente ligada à quietude da mente. A
meditação, por exemplo, é uma das formas que ajudam a preparar
melhor o cérebro para insights criativos, tirando todo o ruído da
mente. O presidente da Oracle, Larry Ellison, pratica meditação e
pede para os seus executivos fazerem o mesmo. O Google colocou um
curso de meditaçao à disposição dos funcionários. E muitas
outras empresas conhecidas pela inovação também possuem
praticantes da meditação entre seus principais líderes.
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