quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Nada é o que parece ser dependendo do ponto de vista de cada um - Parte 3

 Olá!

E ontem foi dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Independentemente da religião professada por cada um, a liberdade ao culto religioso está garantido na constituição, mesmo quem se declara ateu também tem seus direitos garantidos, o direito de não crer.

Vamos ao meu ponto de vista, respeitar as tradições é fundamental, se você não crê o até mesmo professa uma fé contrária a essa tradição, você precisa saber que com direitos vêm os deveres, você tem o direito de não acreditar, mas tem o dever de respeitar quem acredita, isso vale tanto para a religião quanto a todos os processos da sociedade.

Tudo é uma questão de escolha, somos movidos por crenças diversas, mas nossas verdades são apenas nossas, e sempre buscamos encontrar outros que possuem, no mínimo linhas idênticas ou aproximadas de nossas crenças/escolhas, para caminharmos juntos, pois somos seres sociais, como diz o ditado "Nenhum homem é uma ilha isolada".

Todas as escolhas que fazemos nos levam a algum lugar e mesmo quando não fazemos escolhas já a fizemos, ou seja, não escolher também é uma escolha. Nossas decisões impactam diretamente em nosso destino, isso é um fato irrefutável. Temos de tomar cuidado com as verdades cotidianas, hoje o que se sustenta como verdade, amanhã pode não mais sê-lo. 
Aprendi que uma verdade, para ser perene, tem de estar consubstanciada com as leis naturais, com por exemplo "O dia e a noite se revezam no período de 24 horas", é uma verdade pura e simples, transportando essa ideia para o nosso dia a dia perceberemos que alegria e tristeza se revezam em determinados períodos, podendo ser horas, dias, meses e até anos, mas no caso desses sentimentos nossas escolhas podem influenciar profundamente na sua duração.

Há uma preocupação neste momento, se dia e noite se revezam e isso é imutável, nossas escolhas não implicarão em nada no processo, não é verdade? Pois bem, eu acredito que nossas escolhas impactaram sim na duração desse revezamento, deixe- explicar eu ponto de vista.

Quem já ferveu leite numa vasilha ao fogo sempre passou por uma situação inusitada, enquanto você está ali próximo ao fogão o leite parece não entrar em ebulição, mas basta você se distrair um instante que o leite derrama, sujando todo o fogão. Em nossa mente parece que é uma espécie de vingança do leite, pois foi só alguns segundos e ele derramou, mas na verdade o que aconteceu foi o seguinte, o tempo para sua ebulição é o mesmo, nós que não prestamos atenção à sua passagem e com isso ele acabou por derramar.

O revezamento do dia e da noite é também assim, se mantivermos nossa mente afinada, atenta, alinhada, como nossos objetivos diários o dia, mesmo sendo uma única duração, parece demorar mais a passar, em contrapartida se estamos de folga, viajando, de férias, distraídos, parece que os dias passar muito mais rápido que o normal. São as escolhas, as decisões que alteram o resultado final e com isso vêm as consequências que devemos também arcar.

Eu iniciei este post referenciando Nossa Senhora Aparecida, por que? O que isso tem a ver com todo o restante do texto? Simples, essa é apenas umas das formas manifestas de intolerância no mundo, esse tipo de intolerância já foi e é motivo de guerras, de mortes desnecessárias, de fome e doenças que se espalharam pelo globo. É apenas uma de centenas, talvez milhares de situações intolerantes e por mais  incrível que possa parecer, isso está diretamente relacionado às nossas escolhas.

Eu escolho a paz, e você? Estar em paz não é ficar em cima do muro. antes sim, é possuir sabedoria para fazer nossas escolhas e responsabilidade de arcar com as consequências, por isso lhe digo, seja sábio em suas escolhas e defina pra você que suas escolhas não podem nem devem prejudicar ninguém, respeitando o ponto de vista dos outros.

Um grande abraço e que você tenha boas e sábias escolhas.

Titus●•ツ
 "O Som do Coração" 
 (๏̯͡๏)

"O ser humano possui a vontade imprescindível de se guiar pelas aparências. Consequentemente, as pessoas criam impressões erradas sobre o próximo: acham que conhece mas na verdade não conhecem. E é por tentativa e erro que superamos essa nossa natureza."

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão

O Presente é a Margem Onde os Pés Tocam o Chão Titus, o som do coração Tem momentos em que a gente para. Ou porque a vida manda parar, ou po...